PM divulga resultado da Operação “Cavalo de Aço”

O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, ficou satisfeito com os resultados obtidos com a realização da Operação “Cavalo de Aço”, realizada entre os dias 21 a 22 de março de 2011. Essa operação foi deflagrada em todo o território do Estado de São Paulo.

A operação que durou exatamente 24 horas, iniciando-se ? s 10 horas do dia 21 e encerrando-se no mesmo horário do dia 22, consistiu em bloqueios e abordagens policiais, cujos objetivos principais foram a fiscalização de motocicletas, prevenção a roubos, furtos e diversas outras ações criminosas com o uso de motocicletas, além de aumentar a segurança no trânsito prevenindo acidentes.

Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em todo o Estado foram empenhados 9.300 policiais, 3.600 viaturas, 850 motocicletas e duas aeronaves. Foram fiscalizadas 36.000 motocicletas, das quais 2.150 foram apreendidas, administrativamente, e mais de trinta foram apreendidas, criminalmente.

Especificamente em Botucatu e região, foi empregado um efetivo de 53 policiais militares, 23 viaturas e duas motocicletas. Foram 384 motocicletas vistoriadas, sendo dentre estas, 21 apreendidas.

“Usamos nosso efetivo operacional e administrativo e o resultado ficou dentro das expectativas. É uma operação ostensiva/preventiva para coibir a criminalidade, com operações bloqueio, fazendo a vistoria na documentação de motos, assim como apreensões de armas e droga e tirar elementos procurados da Justiça de circulação”, frisou o major Marcelo Oliveira, coordenador operacional do 12º BPM-I. “Outras operações deverão ser agendadas, sempre com a finalidade única de coibir a criminalidade e dar segurança ? população”, acrescentou o oficial da PM.