PM apreende van irregular transportando alunos

Fotos: Luiz Fernando

A Polícia Militar (PM) de Botucatu, através do cabo Osvaldo e soldados Marcos Oliveira e Lucas, apreendeu nessa quinta-feira (6), uma perua van de transporte escolar em situação irregular. A apreensão foi feita na Rua Lourenço Carmelo, região do Jardim Paraíso, nas proximidades de Escola Luiz Carlos Aranha Pacheco.

No momento da apreensão o veículo estava transportando seis alunos e o condutor não apresentou a autorização semestral do Departamento de Transito (Detran), não tinha tacógrafo, nem grafismo (adesivo que indica que é transporte escolar).

O motorista da Van, Paulo R.C. foi interceptado na Rua Benjamin Constant, no Largo José Paolini, em frente a antiga estação ferroviária. Como o veículo estava licenciado e o motorista era habilitado os policiais permitiram que as crianças fossem entregues nas referidas escolas, com acompanhamento. Após a entrega da última criança o veículo foi apreendido e recolhido ao pátio da Botucatu Parking, até que a documentação necessária seja providenciada.

O policial Márcio Oliveira salientou que é preciso que os pais fiquem atentos na hora de contratar o transporte dos filhos para a escola para evitar esse tipo de situação. “Como alguns donos de veículos de transporte escolar podem burlar a fiscalização, cabe também aos pais e responsáveis exigirem a documentação não só do veículo, com a regularização, mas também do condutor, antes de colocar os filhos num transporte que pode estar irregular”, orientou o policial.

Todo veículo de fretamento deve ser cadastrado na prefeitura na categoria fretamento. Além do cadastro, é necessário que o veículo disponha também de contrato de serviço detalhando o ponto de partida e de chegada. O veículo deve estar em dia com as vistorias do Detran e da Secretaria Municipal de Transporte e portando o comprovante de vistoria, contrato e a documentação que comprove que o veículo é regulamentado na prefeitura.