PM apreende um “chupa-cabra” em caixa eletrônico

A Polícia Militar apreendeu, na manhã deste sábado (26), um dispositivo utilizado por criminosos para aplicar golpes em caixas eletrônicos de agências bancárias, conhecido como chupa-cabra.  Esse dispositivo estava instalado em um dos caixas eletrônicos da agência da Caixa Econômica Federal (CEF),  na Avenida Vital Brazil, região da Vila Aparecida.

De acordo com as informações do tenente Newton que esteve no local com os cabos Simonazzi e Sidney e soldado Trombaco, a PM foi acionada por clientes que suspeitaram de indivíduos que estavam no interior da agência. “Fizemos a vistoria e localizamos o dispositivo, mas não identificamos os criminosos. As imagens do sistema de segurança poderá ajudar o trabalho investigativo”,  colocou o tenente da PM.

Para aplicar este golpe os criminosos colocam o dispositivo no caixa eletrônico na entrada do cartão bancário que fica retido. A tela do caixa mostra uma mensagem dizendo que o cartão está preso na leitora e é preciso ligar para o banco, através do telefone fixado no terminal. Porém, o número de telefone 0800 disponibilizado é falso.

Do outro lado da linha um dos integrantes da quadrilha, (geralmente, uma mulher), atende a ligação e pede dados pessoais como a senha para bloquear o cartão. Após realizar os procedimentos sugeridos pela atendente o cliente vai embora.  Logo depois, o criminoso entra na agência bancária, retira o dispositivo do caixa eletrônico e consegue ter acesso ao cartão do cliente para fazer saques e qualquer  transação bancária,  sem que o correntista saiba o que está acontecendo.