PM apreende 1 kg de cocaína pura e 550 gramas de crack

Fotos: Valéria Cuter

Na manhã desta terça-feira (16), acionados pelo Centro Operacional de Polícia Militar (COPOM), os policiais militares Carvalho e Alissa estiveram em uma casa na Rua Francisco Ribeiro do Amaral, no Jardim Palos Verdes, onde o morador havia encontrado um pacote fechado jogado em seu jardim.

Ao fazer a verificação os policiais perceberam que se tratava de um “tablete” de cocaína pura pesando mais de um quilo (1.040 gramas), que daria para fabricar cerca de 3.120 porções para venda a usuários. Porém, o que mais chamou a atenção foi a maneira como a droga havia sido embalada. Estava revestida com duas camadas de borracha, plástico e fita adesiva. “Nessas condições a droga poderia ser transportada em locais corrosivos como tanques de gasolina”, disse Carvalho.

A droga foi encaminhada ? Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE) onde o delegado Paulo Fábio Buchignani confeccionou o Boletim de Ocorrência (BO) e a cocaína passou pela perícia na Polícia Técnica Científica.

Dando prosseguimento a ação, os policiais militares, juntamente com o delegado da DISE e peritos da Polícia Técnica retornaram ao local e localizaram em cima do telhado da mesma casa um tablete de crack pesando 550 gramas (para 1.600 pedras).

Operação teve início na sexta-feira

De acordo com o delegado Paulo Buchignani a ação realizada pela Polícia Militar na manhã desta terça-feira é o complemento da operação conjunta feita pela DISE, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal (GCM) na noite de sexta-feira nessa mesma região da Cidade, quando foi preso em flagrante um cidadão chamado André Aparecido da Silva, de 38 anos de idade, considerado marginal de alta periculosidade, conhecido como Topete.

A ação policial foi desenvolvida no cruzamento das ruas José Bernardes com a Brasil Blasi. Os policiais da delegacia especializada receberam a informação de que Topete, conduzindo um veículo Fiat Uno branco, com placas DUS-8970, de Botucatu, estaria fazendo um transporte de droga.

No local dos fatos, mantendo uma distância prudente, os policiais perceberam que Topete saiu do carro com um pacote na mão e entrou em uma casa. Quando retornou (de mãos vazias) percebeu a viatura e entrou no Fiat. Na fuga ele bateu contra a viatura policial (Blazer) e acabou sendo preso.

Na sequencia, os policiais perceberam que um indivíduo estava saindo da casa com um pacote na mão (muito parecido com aquele que Topete carregava) e fugiu correndo adentrando a um matagal. Com a chegada de outros policiais foi feito uma varredura pelo local e encontrado três “tijolos” de maconha, pesando 3,6 kg. O rapaz conseguiu escapar do cerco policial, mas a polícia já conhece sua identidade e ele deverá ser preso nas próximas horas.

Topete prestou depoimento ao delegado Paulo Fábio Buchignani , indiciado em crime de flagrante de tráfico de Entorpecentes e recolhido ao Centro de Detenção Provisória (CDP) de Cerqueira Cesar. O carro que ele dirigia (Fiat) ficou apreendido.