Patrulha da Paz chega à formação de 4.500 alunos

Fotos: Luiz Fernando

 

A Secretaria Municipal de Segurança Pùblica e Direitos Humanos, através da Guarda Civil Municipal  (GCM) em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na manhã desta terça-feira (18), no anfiteatro do Colégio La Salle, a formatura de 750 alunos das escolas municipais que participaram do programa Patrulha da Paz durante o ano de 2014.

Desde sua implantação há cinco anos, o projeto já formou 4.500 alunos do 5º ano de escolas públicas. São elas: Emef Angelino de Oliveira; Emef Raul Torres; Emef Antonio Sartori; Emef  Paulo Guimarães; Emef Francisco Guedelha; Emef  Professora Elda Moscogliato; Emef  Raymundo Cintra; Emef  Doutor João Maria de Araújo Júnior; Emef  Luiz Tácito e a Obra Madre Marina Videmari.

O evento contou com a presença da secretária municipal de Educação Alessandra  Lucchesi de Oliveira; o presidente da Câmara Municipal, Ednei Lázaro da Costa Carreira; do secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos;  do soldado da PM Benedito;  do comandante da GCM, Sérgio Luís Bavia; a diretora de Segurança de São Manuel;  Michela  Ragazzi, além de outras autoridades, pais e familiares dos alunos.

O Patrulha da Paz promove encontros quinzenais ministrados pelos agentes  Nóbrega e Lazarini com coordenação da inspetora Cintia. Eles são responsáveis por aplicar aulas teóricas para os estudantes na faixa etária entre 9 a 11 anos. No início do ano foram distribuídas cartilhas do programa que auxiliam o aprendizado teórico. Como complemento são promovidas aulas práticas que contam com a parceria de órgãos públicos.

Vários parceiros contribuem para a realização das atividades práticas. O Poupatempo é responsável pelos trabalhos sobre Cidadania e Civismo. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) desenvolve o tema Pequenos Acidentes Domésticos, enquanto a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) coordena exercícios relacionados ao Trânsito Seguro. Já o Gape (Grupo de Ações Preventivas Especiais), ministra aulas didáticas e práticas de Combate às Drogas. Os temas Ordem Unida (que consiste em um treinamento para os desfiles cívicos) e História da GCM ficam por conta da própria Guarda Civil Municipal.

A cerimônia contou com homenagem aos melhores alunos de cada escola, às professoras das salas com maiores índices de rendimento e aos colaboradores do programa. Os representantes da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) receberam os certificados de Amigos da Guarda, entregues pelas mãos do secretário Adjair de Campos e do comandante de GCM, Sérgio Luís Bavia.

Também foi realizada a premiação dos primeiros colocados de cada escola municipal e professores. Eles receberam troféus entregues por suas respectivas diretoras. A colocação dos aprendizes seguiu os seguintes critérios: média das duas avaliações aplicadas pelos agentes do programa; trabalhos realizados em classe; avaliação da cartilha do Patrulha da Paz; comportamento e número de faltas durante o ano para desempate.