Patrulha Ambiental da GCM realiza resgate de garça

A equipe da Patrulha Ambiental, da Guarda Civil Municipal (GCM) realizou na tarde desta segunda-feira (19) o resgate de uma garça Maguari, que estava desorientada com bico inferior quebrado na Rodovia Marechal Rondon, correndo risco de ser atropelada.

Esta espécie de ave é considerada a maior das garças brasileiras podendo atingir um metro e oitenta centímetros de envergadura. Seu habitat natural é ? s margens de rios onde se aninham e caçam peixes, insetos, répteis, anfíbios e outros pequenos animais como ratos, filhotes de aves e caramujos.

Os agentes ambientais encaminharam a ave ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (CEMPAS) da Unesp que presta atendimento especializado nas áreas de clínica, cirurgia e de diagnóstico a animais silvestres em situação de risco, resgatados pelo Poder Público, Polícia Ambiental, GCM ou pela população.

A ave passará por análises, ficando aos cuidados de especialistas da equipe comandada pelo professor doutor Carlos Teixeira para ser cuidada e medicada. Oportunamente, se estiver em boas condições de saúde, poderá ser reintegrada ? natureza. Além dessa garça, o CEMPAS já recebeu este ano vários animais silvestres resgatados pela GCM, muitos deles em risco de extinção.