Operação da PM apreende oito motocicletas e um carro

Fotos: Valéria Cuter

Sob o comando do tenente Mariotto, os policiais militares Bianconi, Borges e Sérgio Garcia, da Rondas Ostensivas Com Auxílio de Motocicletas (ROCAM) e a equipe de patrulhamento ostensivo com bicicletas, Thomé e Torrez, realizaram uma operação de fiscalização de trânsito, com o intuito de tirar de circulação veículos irregulares. A operação aconteceu em frente da Base Integrada de Segurança, na Rua Amando de Barros, região central da Cidade.

Foram fiscalizadas 100 motocicletas e 10 carros. Desse montante oito motos e um carro (VW Gol) apresentaram documentação irregular, acabaram apreendidas e recolhidas pelo caminhão guincho até o pátio do Botucatu Parking. Poderão, oportunamente, caso não sejam regularizadas e retiradas, serem vendidos em leilão como sucata.

De acordo com estatísticas diárias da PM, os acidentes envolvendo motocicletas são comuns e acontecem com muita freqüência. Em razão disso, a PM realiza operações de bloqueio para verificar a situação dos condutores e veículos, já que a maior parte deles (acidentes) é ocasionada por imprudência e imperícia.

As motocicletas também lideram as estatísticas dos acidentes de trânsito na Cidade. De cada 10 acidentes, pelo menos seis envolvem motocicletas, ou seja, 60% dos casos, que sempre resultam em vítimas, algumas graves e até fatais.

Tenente Mariotto enfatiza que a PM procura realizar campanhas educativas com o intuito de alertar e punir (se necessário) os motoqueiros que trafegam pela Cidade em situação irregular. “O objetivo da PM é diminuir o índice elaborando campanhas e bloqueios. Porém, é fundamental que haja conscientização por parte daqueles que conduzem motocicletas para que respeitem a lei vigente e trafeguem em situação regular”, disse.