Operação “Direção Segura” é realizada em Botucatu

Fotos: Luiz Fernando

As polícias Civil, Militar e Técnico Científica, Prodesp, Corpo de Bombeiros e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran), realizaram em conjunto a operação “Direção Segura”, em Botucatu, na região do Jardim Paraíso (em frente ao Parque Municipal) em um trecho estratégico considerado de grande movimento.

Na ação, que contou com mais de 40 homens, foram feitos dezenas de testes de bafômetro e vários motoristas foram autuados por estarem com índices de até 0,33 miligramas de álcool por litro de ar expelido. A mega blitz começou por volta das 20 horas de sexta-feira (29) e foi encerrada na madrugada deste sábado (30).

De acordo com o tenente Noronha da Polícia Militar a ação conjunta favorece a agilidade da aplicação da lei seca. “O programa foi criado como estratégia para endurecer as regras e os motoristas flagrados pelo bafômetro pagam multa no valor de R$ 1.915,40 e tiveram a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) apreendida e responderão processo criminal”, colocou Noronha.

O interessante nessa operação é que as medidas são tomadas no próprio local, que também contou com delegacia móvel e peritos que realizaram exames clínicos. Os motoristas que tiveram o resultado zero no teste do etilômetro receberam um kit, com folder explicativo, “bafômetro” descartável, porta lixo para carro, adesivos, chaveiro e caneta.

O delegado seccional de Polícia Civil, Antônio Soares da Costa Neto, ressaltou que a operação promovida pelo governo do Estado, visa promover a conscientização e o envolvimento da sociedade nas soluções dos graves problemas de acidente de trânsito, contribuindo com a melhoria na qualidade de vida e com redução de acidentes que resultem em vítimas.

“Com um efetivo completo reunido em uma mesmo local, as providências decorrentes de cada abordagem são tomadas com mais agilidade, no momento da ação, garantindo a segurança da população e a certeza de que muitas pessoas tenham suas vidas preservadas”, disse Soares Neto. “Essa é a finalidade dessa operação”, finalizou.