Morro de Rubião será monitorado pela da GCM

A mais de 900 metros de altura, o morro do Distrito de Rubião Júnior é o ponto mais alto de Botucatu. De lá se tem a melhor vista do Município, além de abrigar a Capela de Santo Antonio. Ela foi construída por Manoel Álvaro Guimarães (também responsável pela construção da Catedral Metropolitana de Sant’Anna), com ajuda da própria comunidade, em 1930, e preserva a arquitetura gótica, com todas as características de um castelo medieval semelhante ? da cidade de Guimarães (Portugal). Não é ? toa que o local é um dos principais pontos turísticos de Botucatu.

Mas até pouco tempo, a belíssima imagem do morro conflitava com o clima de insegurança que insistia se manter no local. “De madrugada era gente consumindo álcool, droga, carro com som alto, muito lixo espalhado e todo tipo de vandalismo contra a igreja”, relata o padre Ivonil Parraz, da Paróquia Santo Antonio.

Preocupada em preservar este patrimônio botucatuense, a Guarda Civil Municipal (GCM) investiu R$ 8,5 mil para a instalação de quatro câmeras de monitoramento. Em funcionamento desde o final de janeiro deste ano, o sistema de segurança já tem surtido efeito positivo. No dia 10 deste mês, por exemplo, a GCM encaminhou ao plantão policial dois rapazes que consumiam entorpecentes no local. “Depois da instalação das câmeras, esses incidentes têm diminuído consideravelmente”, afirma Parraz.

Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luis Bavia, o reforço na segurança do morro de Rubião é um pedido antigo da comunidade do distrito e que foi atendido pelo prefeito João Cury Neto. “O Poder Público entende que o morro de Rubião Júnior é um patrimônio da Cidade, que recebe centenas de botucatuenses e turistas o ano inteiro. Por isso, nada melhor que monitorá-lo 24 horas para que a comunidade sinta-se segura em frequentar o local”, diz.

A Igreja de Santo Antonio, entre 2012 e 2013, foi totalmente reformada e reaberta ? comunidade em 7 de outubro do ano passado. As missas são realizadas todos os domingos ? s 19h30. Neste período de quaresma, missas também são realizadas todas as sextas-feiras, ? s 19h30, até ? pascoa. O morro de Rubião Júnior está a 5 km do Centro de Botucatu e seu acesso é feito pela Avenida Bento Lopes. Mais informações pelo telefone da paróquia de Rubião Júnior: (14) 3813-0212.