Internos da Fundação CASA iniciam processo de rebelião

Na noite deste domingo foi detectada na Fundação Centro de Atendimento Socioeducativo ao Adolescente (CASA) de Botucatu, uma manifestação que foi chamada pela direção da entidade como “ato de indisciplina” que teria envolvido vários internos. Porém, pessoas ligadas ? Fundação alegam que houve um princípio de rebelião.

Segundo informações colhidas pela reportagem, tudo teve início no sábado quando dois internos se desentenderam e entraram em luta corporal. Em razão disso, a visita de domingo para ambos foi diminuída. Eles teriam ido para o quarto e passaram a danificar portas e janelas.

Outros adolescentes também se insuflaram e passaram a bater nas portas e janelas e agredir alguns internos, mas a direção da entidade conseguiu controlar a situação sem que fosse necessário acionar a Tropa de Choque da Polícia Militar, treinada para agir em situações de rebeliões, com tomadas de reféns.

A reportagem entrou em contato com direção da Fundação de Botucatu, mas ninguém estava autorizado a falar sobre o assunto. A assessoria de imprensa da Fundação CASA, de São Paulo, encaminhou uma nota de esclarecimento explicando o ocorrido e as medidas que deverão ser adotadas.

{n}Nota de esclarecimento{/n}

A assessoria de imprensa da Fundação CASA informa que, por volta das 19 horas de ontem (25 de setembro), alguns adolescentes da CASA Botucatu iniciaram um ato de indisciplina, logo controlado por funcionários. Não houve funcionários ou adolescentes feridos, apenas alguns objetos, como portas e janelas, foram danificados.

As causas que motivaram o ato de indisciplina estão sendo apuradas pela Corregedoria da Fundação CASA, que abriu uma sindicância para investigar o caso. Os jovens envolvidos no incidente vão sofrer sanções após análise da Comissão de Avaliação Disciplinar da unidade de internação. As sanções podem incluir diminuição no tempo de visita e restrição a saídas externas e vai depender do grau de envolvimento de cada adolescente no ocorrido.

Fotos: Valéria Cuter