Incêndio atinge grande área do Recanto Azul

Veja a reportagem da TV Acontece

 

O Corpo de Bombeiros de Botucatu registrou na tarde deste sábado, 23, um incêndio de grandes proporções no bairro Recanto Azul. Uma enorme área foi devastada na Rua Areovaldo Correia Pinto, próximo ao Raquete Tênis Clube.

Moradores se assustavam ao ver as chamas se espalharem pelo terreno que ocupa praticamente toda a extensão da via. O lote, área particular, tem vários alqueires. Havia a preocupação de que as chamas chegassem até o Clube de Tênis e Rodovia Marechal Rondon posteriormente. Ao mesmo tempo que o incêndio era combatido no Recanto Azul, o telefone 193 tocava no Quartel para mais ocorrências de fogo em mato.

“O problema é que o mato está seco e alto. O fogo vai pegando por baixo e aí existe uma grande dificuldade de se fazer o combate manual. O caminhão tem que abastecer de água a cada vez que é usado em um incêndio de grandes proporções como esse aqui”, disse o 1º Sargento Geraldo do Corpo de Bombeiros.

Há aproximadamente um mês não chove em Botucatu, situação que proporciona esse tipo de ocorrência. O incêndio do Recanto Azul pode ter sido criminoso.

“Não dá para afirmar isso, mas como se coloca sempre, a combustão não é espontânea. Possivelmente alguém ateou fogo, jogou uma bituca de cigarro ou algo do tipo para que o fogo tive início”, explicou o 1º Sargento Geraldo.  

O Acontece Botucatu acompanhou todo o trabalho e comprometimento dos Bombeiros no local. Participaram do combate ao incêndio no Recanto Azul o subtenente Ferrari, 1º Sargento Geraldo, Cabo Esqueda e Cabo Bento.

 

Mais de 10 ocorrências por dia

Nas últimas semanas, mais de 10 chamados de focos de incêndio por dia são registrados pelo telefone 193. Em 2015 Botucatu figurou entre as primeiras cidades de São Paulo que mais registraram focos de incêndio no ranking do INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.

Lembrando que no feriado de Tiradentes, quinta-feira, 21, o Corpo de Bombeiros atendeu um incêndio de grandes proporções na estrada Municipal dos Oyans, no Palos Verdes. O fogo devastou uma grande área com mato seco e, provavelmente, foi ocasionado criminalmente por alguém que passou pelo local.

Fotos: Júnior Quinteiro