Hospital das Clínicas sedia Congresso de Bombeiros Civis

Fotos: Luiz Fernando

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) recebeu nesta sexta-feira (9) o Congresso de Bombeiro Civil do Interior Paulista. (CNBC). Evento aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), com a presença do prefeito municipal João Cury Neto; do superintendente do HC Emílio Carlos Curcelli; a diretora da FMB Silvana Artioli Schellini; e representantes da Guarda Civil Municipal (GCM) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu).

A realização foi do Centro de Treinamento de Bombeiro Civil Profissional, dos bombeiros civis que trabalham dentro do HC no Serviço Especializado de Engenharia e Segurança em Medicina do Trabalho (Sesmet). “É uma normativa segundo Ministério Público pelo grau de risco existente dentro do HC. Fazemos o trabalho preventivo e combate a incêndios, além de treinamento de brigada e auxilio de transporte de emergência intrahospitalar”, explica Alexandro Fagner Ferreira, bombeiro civil do HC.

Às 09 horas aconteceu a abertura do evento com a palestra “A importância de o Profissional ser Credenciado na CNBC” proferida pelo presidente Ivan Campos de Carvalho. Às 10h35 aconteceu o Simulado de Incêndio em Hospital, com a Supervisora de Segurança do Trabalho da Rede D´Or São Luiz, de São Paulo, engenheira Laureen Panadés. Na sequência houve um debate entre palestrantes e participantes.

No período da tarde aconteceu a palestra “A Importância do Bombeiro Civil na Indústria da Aviação Brasileira” com o Bombeiro Civil e Técnico em Segurança do Trabalho da Embraer Brasil, Rodrigo Santiloni Brasil. Ás 14h20 outra palestra sobre “A Importância do Bombeiro Civil dentro do Hospital das Clínicas” com a diretora do Departamento de Gestão de Pessoas do HC, Luciléia Stocco Gotharde.

Para encerrar o Congresso outras duas palestras foram proferidas: “LEI 166/2013 – Dispõe sobre a obrigatoriedade de manutenção de uma unidade de combate a incêndio e primeiros socorros, composta por Bombeiros profissionais civis, nos estabelecimentos que menciona”, presidida pelo vereador e presidente da Câmara Municipal de Campinas, Cidão Santos; e “A Importância do Treinamento Prático dos Bombeiros Civis na Área Técnica” com o engenheiro da Brasil Fire, Marcos Paparelli.