Guardas Municipais doam sangue ao Hemocentro de Botucatu

O Hemocentro da Unesp de Botucatu está necessitando, urgentemente, de doadores de sangue tipo O Negativo. A quantidade de bolsas disponível é preocupante. “Embora o serviço esteja apto a receber 130 doadores num único dia, diariamente são captadas menos de 50 bolsas de sangue. Isso é insuficiente para atender a demanda de 60 bolsas ao dia”, ressalta Aparecida Donizete Franco, assistente social do Hemocentro de Botucatu. “As doações ocorrem de segunda ? sexta-feira, das 7h30 ? s 16h30 e aos sábados das 7 ? s 13 horas”, aponta.

Silvio Luis Neves, supervisor do Hemocentro do HC, conta que o Hemocentro continua telefonando para os doadores e enviando cartas pedindo colaboração, mas a participação dos voluntários tem sido baixa nas últimas semanas. “Pedimos, inclusive, aos familiares e amigos de pessoas internadas no HC que, se puderem, doem sangue e nos ajude a melhorar o estoque. Estamos em estado de alerta”, frisa Neves.

Na manhã desta segunda-feira (11), dez guardas municipais fizeram doação de sangue para o Hemocentro, prática corrente entre os agentes, que costumam doar a cada três meses. O subcomandante da Guarda Municipal, Weber Plácido Pimentel, enfatiza que “os guardas escolhem um dia para irem todos fardados ao hospital para realizar a ação, que tem como objetivo a conscientização da população botucatuense sobre a importância de colaborar com doações de sangue para o Hemocentro”.

Segundo o médico do Hemocentro, doutor Pedro Bonequini Júnior, os estoques mais baixos são dos tipos sanguíneos com fator RH negativo (A-, AB-, B- e O-). “É importante frisar que nós só temos oito bolsas do tipo O-, que é o tipo de sangue que pode doar para todos os outros, mas só pode receber de si mesmo”, enfatizou o médico, lembrando que os estoques dos tipos sanguíneos com fator RH positivo (A+, AB+, B+ e O+) encontram-se dentro dos estoques de normalidade.

{n}Condições para doar: {/n}

– gozar de boa saúde;
– pesar acima de 50 quilos;
– ter entre 18 e 60 anos;
– ter dormido no mínimo 6 horas na noite anterior ? doação;
– não ter ingerido álcool nas últimas 24 horas;
– não estar em jejum e ter ingerido alimentos leves e sem gordura antes da doação (ex: frutas, suco, leite desnatado, etc).