Guarda Municipal passa por treinamento de primeiros socorros

Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu, estiveram participando de um Treinamento de Primeiros Socorros, na Sala de Teleconferência da Secretaria Municipal de Educação de Botucatu (antigo Seminário), para aprimorar o atendimento ao público quando se fizer necessário em ocasiões emergenciais.

Um dos fatores que incentivaram o comandante da GCM, Sergio Bavia, a realizar esse treinamento foi em razão do grande número de pessoas que deverão ser reunidas para a gravação do quadro ”Dança da Galera“ do programa “Domingão do Faustão”, no próximo dia 09 de março na rampa de voo livre “Na Base da Nuvem”. Bavia ressalta que em razão desse mega evento, o treinamento torna-se imprescindível.

O treinamento foi ministrado pela equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU), coordenado por uma equipe composta pela médica Patrícia e Ítalo, juntamente com os enfermeiros Rafael e Neto, além de socorristas do Corpo de Bombeiros coordenados pelo sargento Celestino. Foram 25 agentes que receberam treinamentos práticos e teóricos de como agir em determinadas situações e colocar em prática as técnicas aprendidas.

Foram aplicadas normas de manobra de Heimlich (usada quando há obstrução de via aérea por corpo estranho), ressuscitação cardiopulmonar (manobra realizada na tentativa de reanimar uma pessoa vítima de parada cardíaca e/ou respiratória); noções de imobilização e transporte em prancha; e fluxograma que identifica as vítimas por fitas coloridas ou etiquetas (tarjetas) coloridas ou cartões de triagem, método utilizado para triagem de múltiplas vítimas.