Guarda Municipal faz curso especializado com técnicos da Honda

Os guardas civis municipais Barcaça, Pichinin, Lazarini, Denardi e Camargo que fazem parte do Grupo Especializado em Patrulhamento Ostensivo com Motos (GEPOM), estão realizando um curso especializado de pilotagem de motocicleta na fábrica da Honda, na cidade de Indaiatuba, com técnicos e pilotos da empresa.

Segundo o comandante Paulo Renato, o curso visa o aperfeiçoamento dos motociclistas da Guarda Municipal, nas técnicas de pilotagem que poderão ser usadas no trabalho cotidiano do patrulhamento preventivo/ostensivo na cidade.

“Em algumas situações de combate ? criminalidade é necessário perícia para desenvolver o trabalho como a perseguição a um marginal em fuga, por exemplo. Esse curso é exatamente para isso. Os guardas estão se aperfeiçoando para prestar um melhor trabalho ? população no que diz respeito ? Segurança Pública”, frisou Renato.

Numa primeira fase, os guardas passaram por curso de postura, técnicas de curvas e frenagem, estratégias no trânsito guardando distância, posicionamento da moto, ver e ser visto, estratégias de condução pilotando no trânsito, situações especiais, manobras evasivas e condições da estrada.

“Num segundo momento o curso apresenta exercícios em pista, alameda grande e pequena, frenagem de emergência com mudanças de direção, prancha de equilíbrio e entradas/saídas de curvas de média velocidade”, enumera Paulo Renato.

Na última etapa, continua o comandante, outras manobras aplicadas encerram o curso. “Nesta última fase são abordados o uso de equipamentos de proteção, inspeção mecânica, frenagem, preparação básica da motocicleta, assim como postura em subidas e descidas, inclinações, passagens por lama, areia, cavos e troncos e atolamento. Por fim, são aplicados os exercícios das práticas com correção de postura, procedimento em curvas, frenagens, subidas e descidas e passagens por obstáculos”, complementa o comandante.