Guarda Municipal apresenta lobo guará como mascote

Fotos: Luiz Fernando

?

Na manhã desta terça-feira (10) o secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos, juntamente com o comandante geral da Guarda Civil Municipal (GCM), Sergio Luís Bavia apresentaram ao prefeito municipal, João Cury Neto o mascote da instituição: o lobo-guará.

Evento aconteceu defronte ao Paço Municipal, contando com a presença de alunos da escola Cardosinho, além de autoridades. A escolha por esse animal como mascote da Guarda Municipal tem o objetivo de aproximar ainda mais a instituição da comunidade e principalmente as crianças de maneira lúdica.

Na natureza o lobo-guará é o maior canídeo nativo da América do Sul. Sua inconfundível pelagem vermelho/dourada, seus membros alongados e caminhar peculiar, podem ser avistados nas áreas de vegetação aberta (campos, cerrados e florestas de cerrado).

A perda de habitat, principalmente, aliada ? caça predatória e a expansão da agricultura (conflitos devido a predações ocasionais do lobo-guará sobre animais domésticos) e até atropelamentos são as principais ameaças ? s populações de lobo-guará, que têm sofrido um declínio significativo. Eles são classificados como vulneráveis ? extinção, sendo objeto de um plano de ação nacional cujo objetivo é a sua conservação.