Guarda Municipal alerta sobre uso de cerol nas férias

Nas proximidades das férias escolares, o comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Sérgio Luiz Bavia alerta sobre o uso de cerol em linhas de pipas, uma brincadeira muito praticada por adolescentes e até por pessoas adultas.  Em razão do perigo que o cerol oferece será  intensificada a fiscalização e as ações serão  constantes nos bairros da cidade.

“Cerol é o nome atribuído a uma mistura de cola com vidro moído (ou limalha de ferro). O resultado é uma linha extremamente cortante, que pode trazer riscos (inclusive de vida) para quem aplica e quem usa”, adverte Bavia. “Ciclistas e motociclistas são os mais vulneráveis já que os ferimentos acontecem geralmente na altura do pescoço ou rosto das vítimas. Além disso, trazem riscos para a vida selvagem, em especial aos pássaros”, acrescenta o comandante.

Lembra que existe também a chamada linha chilena que é feita de material mais resistente e que tem poder de corte maior do que as linhas convencionais. “Independentemente do tipo de “cortante” utilizado, pode haver implicações legais que recaem sobre sua fabricação, comércio e utilização, dependendo-se da análise de um caso concreto, tais como a exposição da vida e da integridade física de terceiros às linhas com tais substâncias”,  disse Bavia.

O comandante adianta que a fiscalização será rígida e caso crianças e adolescentes sejam flagradas com este tipo de material, os pais serão responsabilizados por qualquer dano que isso venha a acarretar. “Não queremos atrapalhar o divertimento de ninguém, mas seremos rigorosos na aplicação da lei contra o uso de cerol”, adianta.