Guarda Civil Municipal comemora cinco anos de atividades

Em comemoração aos cinco anos de atuação na cidade de Botucatu, a Guarda Civil Municipal (GCM) promove uma semana com atividades especiais para homenagear a primeira turma de formandos e agradecer a população pela confiança no trabalho executado ao longo desse tempo.

As festividades têm início no próximo dia 18, ? s 20 horas, com uma solenidade na Câmara Municipal, para homenagear autoridades da cidade, condecorar os primeiros guardas e contar um pouco da história da instituição.

No dia 19, a partir das 9 horas, próximo a unidade de saúde do Jardim Iolanda, acontecerá o plantio de 65 árvores, com participação do Grupo de Prevenção Ambiental (GAPE) e de filhos dos GCMs. Já no dia 20, ? s 8h30, na sede da Guarda Municipal, o Prefeito João Cury Neto se reunirá com as crianças do Projeto Cidadania e Civismo.

Para terminar a semana, no dia 21, a partir das 10 horas, será aberta uma exposição de fotos que retratam parte da trajetória da GCM nesses cinco anos de atuação. O evento será realizado em frente ao Paço Municipal e também contará com a presença do Prefeito João Cury.

Para o comandante da Guarda Civil Municipal, Paulo Renato da Silva, este é um momento de grande importância, pois a GCM passou a ser reconhecida pela comunidade, e desde o começo este era o desejo de todos os guardas. “Ganhamos um ótimo reconhecimento, tanto da população quanto da administração, que reformulou a GCM, investiu e dobrou o nosso efetivo. Além do apoio que o nosso prefeito tem nos dado, cobrando resultados e acompanhando de perto o nosso dia-a-dia”.

No início dos seus trabalhos, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês.

Em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Dentre eles: GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

{n}Programas de Prevenção{/n}

Programas preventivos e educacionais importantes foram implantados como a Patrulha da Paz (visa ? prevenção dentro da comunidade escolar com atividade de orientação dos alunos e professores); Cidadania e Civismo (desenvolvido dentro da sede da GCM com alunos da rede de ensino, cujo objetivo é colaborar na formação e disseminar as ações de cidadania para as crianças); Corujão (elaborado pela Secretaria de Segurança e desenvolvido junto com a GCM que tem como objetivo levar a discussão e buscar a solução de problemas referente ? segurança, requeridos pelos moradores).

O secretário de Segurança Pública, Adjair de Campos, não se esquece de frisar a parceria feita com outras instituições que trabalham com segurança na Cidade que foi considerada uma das mais seguras do Estado de São Paulo.

“Não podemos deixar de agradecer a parceria com a Polícia Civil, principalmente após o Dr. Antônio Soares da Costa Neto ter assumido o comando da Seccional; o Dr. Celso Olindo, delegado da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e agradecer também a todos os investigadores. A Polícia Militar, com o Capitão Semensati, da 1º Companhia e todos os policiais militares”, frisa o secretário.

E o secretário complementa: “O Poder Judiciário, com o Ministério Público, que sempre acompanharam a história da GCM, assim como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e o Conselho Comunitário de Segurança (Conseg). Quero também parabenizar a corporação, seus agentes e seu comando pelo empenho, profissionalismo e comprometimento com a nossa missão de servir e proteger a comunidade sempre”.

Fotos: Jornal Acontece Botucatu