Grupo Ambiental realiza resgate de cobra coral

Atendendo solicitação feita via 199, à guarnição do Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA) formada pelos guardas municipais Camargo e De Santi, se deslocou até a Rua Antônio Fumes, na Vila Antártica, onde havia uma cobra coral. Desta forma, foi constatado o fato, sendo realizado o resgate do animal e encaminhado ao Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap) onde permaneceu aos cuidados da equipe do médico veterinário,  Rui Seabra.

A cobra capturada pelos agentes municipais passará por uma avaliação médica e ficará em observação durante um determinado período e poderá ser reintegrada ao seu habitat natural ou permanecer para estudos e teses científicas, fazendo parte do acervo que conta com mais de 800 serpentes.

O Cevap, instalado em um prédio na Fazenda Lageado, além de ser um centro de pesquisas, cuida de acidentes com animais peçonhentos como abelhas, aranhas, escorpiões, lagartas e serpentes. Mantém no local um museu de visitação pública que objetiva informar e orientar a população sobre as diferentes espécies de animais peçonhentos, a prevenção dos acidentes, a desmistificação de crenças populares, os primeiros socorros e a importância ecológica e farmacológica dos venenos desses animais.