GCM se consolida como órgão de Segurança Urbana

A estatística semestral realizada pela Guarda Civil Municipal (GCM) demonstra que a instituição, embora com 5 anos de atuação recentemente comemorado, se consolidou definitivamente como polícia comunitária, ou seja, está prestando um serviço público próximo ao cidadão. A Guarda Civil Municipal atende 24 horas através do telefone 199.

O Secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos afirmou que a corporação, após este novo direcionamento que foi dado em 2009 passou a ser solidária com a população, foram implantados diversos projetos e programas comunitários de caráter preventivo, abordando temas como cidadania e civismo, boa convivência entre as pessoas e afastamento de pessoas mal intencionadas do ambiente escolar.

O Comandante Geral Paulo Renato disse que os índices da corporação são positivos, pois 40% dos atendimentos são com ocorrências de cunho comunitário e ainda acrescentou a importância do projeto Patrulha da Paz e Corujão.

O secretário de Segurança Pública lembra que nos últimos dois anos, a administração municipal investiu na estruturação e descentralização da corporação, reforma, ampliação e construção de novas sedes, compra de viaturas, armamentos (inclusive armas letais), fardamento e treinamento dos guardas, instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município, além do aumento do efetivo de 30 para 65 agentes.

Citou também programas, o GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

Como interação e apoio as polícias civil e militar, a Guarda Civil Municipal efetuou 47 prisões em flagrantes delito e ainda capturou 60 condenados pela justiça. O total de ações comunitárias também foi relevante, totalizando 18.322. A Guarda Civil Municipal atende 24 horas através do telefone 199.

{n}Números de atendimento{/n}

Auxílios Comunitários: 133
Transportes Emergenciais: 57
Queimadas: 76
Uso de Cerol: 75 (30 mil metros de linhas apreendidas)
Resgate de animais: 30
Mediação de conflitos: 88

Foto: Valéria Cuter