GCM promove formatura da 5ª turma de agentes

Fotos: Luiz Fernando

 

“Incorporando-me à Guarda Civil Municipal de Botucatu, prometo cumprir rigorosamente as ordens das autoridades a quem estiver subordinado, respeitar e ajudar a população, assim como meus superiores hierárquicos, tratar com afeição os irmãos da Guarda e prometo dedicar-me inteiramente a segurança desta cidade com urbanidade, justiça e lealdade”.

Foi assim o juramento feito pelo formando Ronaldo Antônio na solenidade de formatura da quinta turma da Guarda Civil Municipal (GCM),  promovida pela Prefeitura de Botucatu, através da Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, na manhã desta quarta-feira (12). Cerimônia aconteceu em frente à sede da corporação, localizada na Rua Vitor Atti, 145 – Vila dos Lavradores.

O cerimonial que teve o advogado Laudenir Lopes Gasti como paraninfo, contou com a presença de autoridade civis, militares e políticas, entre elas o prefeito João Cury Neto;  o major do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), José Semensati Junior;  o delegado Celso Olindo, representando a Delegacia Seccional de Polícia;  o presidente da Câmara Municipal vereador Ednei Carreira; e o presidente do Conselho de Segurança (Conseg), Clovis de Almeida Martins.

O evento marca o início de trabalho de oito novos agentes aprovados no último concurso público realizado no início deste ano. São sete homens e uma mulher, que passaram por um curso de formação de 500 horas, com aulas práticas e teóricas, concluído em outubro passado. 

Ao final da capacitação, os guardas ainda realizaram estágio supervisionado de 60 horas, no qual puderam vivenciar a rotina de todos os postos de atividades da GCM. Eles substituem antigos agentes que deixaram a corporação para seguir diferentes carreiras. Com essas novas contratações, o efetivo da GCM volta a somar 65 guardas.

“Hoje a nossa Guarda é referência em 45 municípios do Brasil e isso só foi possível em razão dos investimentos realizados pelo prefeito João Cury em equipamentos, viaturas, monitoramento, programas sociais e armamento. Nossos agentes trabalhando em sintonia com as polícias Civil e Militar ajudou a fazer de Botucatu a mais segura nos últimos cinco anos, dentre as cidade com mais de 100 mil habitantes e isso é motivo de orgulho para todos nós”, explanou o secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos.

 

Os formandos

Ariane Fernanda Correa

Marcelo Carmelin Rocha

Pablo André Petenucci da Silva

Rafael Henrique De Santi

Thiago Francisco Lourenço

Lucas Marcos dos Santos

Ronaldo Antônio

Vitor Zambonato Bariqueli