GCM participa de Curso de Sobrevivência

Os agentes municipais Pimentel, Trombaco, Dias, Vaz e Regina estiveram no Rio de Janeiro por três dias participando do 6º Curso Especial de Sobrevivência em Ambiente Natural (Cesan) com duração de 60 horas, o treinamento visa preparar os guardas municipais para operar em ambientes naturais, orientação em atividades de eco aventura, operações militares, ou em situações emergenciais.

Tendo público alvo: guardas municipais e ambientais, militares, policiais, biólogos e bombeiros civis. O curso foi ministrado na Reserva Biológica Federal do Tinguá, onde os alunos puderam aprender técnicas de resgates em locais perigosos, liderança, primeiros socorros, orientação com bússola, sobrevivência sem destruir a natureza, obtenção de água e fogo, ofidismo, técnicas de ascensão em cado e rapel.

O treinamento foi ministrado pelo Grupamento de Resgate em Locais Perigosos (Grelp), que tem por objetivo auxiliar a Defesa Civil dos Estados e dos municípios, quando da ocorrência de calamidades públicas ou situações de emergência.

Criado em 01 de março de 2011, é parte integrante do Movimento Nacional pela Segurança nas Cidades (MNSC), e composto por civis, militares, bombeiros, e guardas municipais, cujo objetivo maior é servir ? sociedade, se transformando em agentes multiplicadores de conhecimentos, para a sociedade civil, em escolas, empresas, associações de moradores, unidades militares. Priorizando o aperfeiçoamento em suas profissões, os próprios agentes pagaram o curso. A GCM de Botucatu disponibilizou o transporte e a alimentação.