GCM intensifica patrulhamento no final de ano

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu intensificará o patrulhamento comunitário, a partir do inicio de dezembro, nos principais corredores comerciais da Cidade com o objetivo de inibir a prática de delitos neste período em que as lojas ficarão abertas até ? s 22 horas.

A “operação final de ano” contará com o efetivo de 25 guardas do Grupo de Ações Preventivas Especializadas (GAPE), Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Grupo Especializado de Patrulhamento com Motos (GEPOM), Grupo de Patrulhamento Ciclístico (GPC) e patrulhamento comunitário a pé.

A ação será realizada de segunda a sexta-feira, das 10h30 ? s 22h30, e os sábados e domingos, das 6 ? s 18 horas, nas ruas Amando de Barros, Major Matheus e Avenida Dom Lúcio. Segundo o comandante da GCM, Sérgio Luís Bavia, o patrulhamento será realizado em grande parte na região Central. “Mas, ocasionalmente, a operação também passará pela Avenida Leonardo Villas Boas, onde o comércio está crescendo cada vez mais”, explica.

Além do patrulhamento motorizado, será realizado o patrulhamento comunitário a pé na parte da noite que deixa os guardas civis municipais mais próximos da população, esta operação contará com apoio de outras instituições como a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Conselho Tutelar, Defesa Civil e Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgente).

Segundo Bavia esta época do ano a tendência do número de golpes é aumentar, devido a grande circulação de pessoas com dinheiro em espécie os consumidores devem ficar atentos a algumas dicas básicas de segurança, que devem ser adotadas contra os golpistas.

“É prudente desconfiar de negócios muito vantajosos que surgem da noite para o dia, procurar realizar as compras sempre acompanhado e evitar contar dinheiro na frente de estranhos. Diante de qualquer situação suspeita, não aceitar ajuda de pessoas estranhas e procurar ajuda de um policial militar ou um guarda municipal”, orienta.

O secretário municipal de Segurança, delegado Adjair de Campos, ainda destaca que nos últimos anos Botucatu teve uma queda significativa de delitos ocorridos neste período natalino. “Não é a toa que Botucatu foi considerada a Cidade mais segura com mais de cem mil habitantes do Estado de São Paulo. Isto é fruto do trabalho realizado pela GCM em parceria com as polícias Militar e Civil”, finaliza.