GCM intensifica Operação Migrante na Cidade

Devido ? queda na temperatura desde quinta-feira da semana passada, a Guarda Civil Municipal (GCM) juntamente com o Centro de Atendimento ao Migrante Itinerante Municipal (Camim) – Serviço Especializado de Pessoas em Situação de Rua estão trabalhando de maneira integrada nas ações da Operação Migrante.

Por meio da ronda e de ligações telefônicas, a guarda identifica pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social nas ruas e as encaminha ao Centro onde são recepcionadas com alimentação e um lugar digno para pernoitar. Além disso, são assistidas pela equipe de assistentes sociais, que procura viabilizar tratamento e oportunidades que possam contribuir para que elas melhorem suas vidas.

Segundo a assistente social e assessora em políticas sociais, Neide Zonta, o Camim registra em média uma procura de 40 pessoas nos dias de baixas temperaturas. “Todas as pessoas encontradas diuturnamente em situação de vulnerabilidade são convidadas a serem assistidas e acompanhadas pelo serviço social do município”, disse. Enfatiza que para ajudar um morador de rua a encontrar atendimento correto para sua situação basta ligar para os números 199 da Guarda Civil Municipal ou (14) 3882-8444 do próprio Camim.

{n}Contra a esmola{/n}

Também a GCM e Camim realizam uma operação conjunta percorrendo diversas praças da cidade onde se pratica mendicância, para a realização da campanha: “Não dê esmola dê oportunidade”. Cerca de 20 andarilhos já foram orientados e encaminhados ao Centro, onde é feito uma triagem e na medida do possível essas pessoas recebem apoio para mudar sua situação atual.