GCM inicia esta semana patrulhamento com bicicletas

A partir da próxima quinta-feira (8) está previsto que a Guarda Civil Municipal (GCM) inicie os primeiros patrulhamentos no comércio com uso de bicicletas, que serão apresentadas nesta quarta-feira no desfile cívico de 7 de setembro.

Os agentes de Botucatu foram treinados pela Guarda Civil de Piracicaba que esteve em Botucatu para capacitar os agentes que deverão circular pelos principais corredores comerciais da Cidade como as ruas Amando de Barros, Major Matheus e avenidas Floriano Peixoto, Santana e Dom Lúcio. Os novos equipamentos já puderam ser vistos pela população durante o “Passeio Ciclístico da Independência”, que aconteceu neste domingo.

Durante o treinamento os guardas obtiveram informações sobre como a melhor maneira de se fazer as abordagens, a importância dos equipamentos de segurança, os locais que os veículos podem ter acesso e como se posicionar no trânsito para evitar possíveis acidentes. “Viemos aqui passar um pouco da nossa experiência. Começamos esse trabalho há oito anos em Piracicaba e deu super certo, com queda considerável da criminalidade na região central da Cidade. Só no ano passado registramos através do patrulhamento ciclístico 210 ocorrências, principalmente pequenos delitos”, conta José Claudinei Canova, encarregado do grupamento ciclístico da GCM de Piracicaba.

O investimento, de aproximadamente R$ 7 mil, veio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer que, além das quatro bicicletas equipadas, adquiriu para a GCM itens como óculos, luvas, capacetes, bermudas e camisetas para os guardas poderem efetuar a ronda pelas ruas com segurança. Além de ser de fácil movimentação e que permite acessar calçadas, praças e espaços estreitos, a bicicleta é um veículo ecologicamente limpo e silencioso, que não chama tanta a atenção dos criminosos.

Comandante da GCM, Paulo Renato da Silva, frisa que oito guardas foram capacitados para realizar este patrulhamento de forma alternada, que aproximará ainda mais a comunidade da corporação. “Com as bicicletas poderemos realizar os atendimentos de forma mais rápida, uma vez que os guardas estarão envolvidos diretamente com os comerciantes, fazendo um policiamento preventivo e comunitário”, diz Paulo Renato. “Assim, nas vésperas do Natal deste ano nossa equipe de patrulhamento com bicicletas já estará atuando junto ? s lojas e consumidores, oferecendo maior segurança no momento das compras”, complementa.