GCM faz recolhimento de veículos abandonados‏

A Guarda Civil Municipal  (GCM) realizou a recolha de 02 veículos abandonados em pontos distintos da cidade, sendo uma recolha realizada na Região da Vila Dos Lavradores e outra na Cohab I. Os carros estavam em desacordo com a Lei Municipal 5.442/2013 e foram previamente notificados e os proprietários tiveram o prazo de 10 dias para retirar os veículos abandonados da via pública, sob pena de terem o bem recolhido ao pátio, além de ter que arcar com o pagamento de multa no valor de R$ 200,00 e custos com guincho e diárias. Se o veículo não for retirado em 90 dias será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.
 
Segundo o comandante da GCM Sergio Bavia, a operação é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semutran) e Polícia Militar (PM). “Trata-se de uma questão de segurança, pois muitas vezes esses veículos acabam sendo utilizados por bandidos para esconder entorpecentes e outros tipos de drogas ilícitas, além de ser uma questão de saúde, visto que acumulam água tornando-se possíveis criadouros para o mosquito da dengue. A ideia principal é deixar a cidade limpa e segura”, afirma o comandante.
 
De acordo com a lei, explica Bavia, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da vida ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos. “O importante é que apenas 13 veículos foram recolhidos de mais de 200 casos registrados, já que nos demais os carros foram retirados pelos próprios proprietários ou responsáveis”, concluiu.