GCM faz curso para manejo de animais peçonhentos

Grupo de 15 guardas civis municipais realizaram curso de manejo de animais peçonhentos no Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos (Cevap). Durante o treinamento os agentes puderam conhecer sobre o comportamento e hábitos dos animais, além de realizarem atividades praticas de resgate e manejo de cobras, bem como suas peculiaridades.

Esse tipo de treinamento visa preparar os guardas civis municipais na orientação junto a população e principalmente os agentes do Grupo de Proteção Ambiental (GPA), que acabam se deparando com ocorrências envolvendo animais peçonhentos.

O Cevap é um centro Interunidade, modalidade de Unidade Complementar, prevista no Estatuto da Universidade, criado pelo Conselho Universitário em 27 de maio de 1993. Atua como Instituição de desenvolvimento e integração dentro da estrutura multi campi, realizando a articulação entre o Ensino, a Pesquisa, a Capacitação de Recursos Humanos e a Extensão Universitária sobre sua temática de atuação.

Participam do Projeto pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu, Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia de Botucatu, Instituto de Biociências de Botucatu, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Araraquara e Instituto de Biociências de Rio Claro.

A unidade cinta com um Serpentário de visitação pública que objetiva informar e orientar a população sobre as diferentes espécies de animais peçonhentos, a prevenção dos acidentes, a desmistificação de crenças populares, os primeiros socorros e a importância ecológica e farmacológica dos venenos desses animais.