GCM e PM fazem ação conjunta para ajudar idoso

Depois da implantação do Programa de Atendimento Familiar e ao Idoso (PAFI) a Guarda Civil Municipal (GCM), registrou neste ano um aumento significativo nos atendimentos comunitários, principalmente nas ações de auxilio comunitário que atingiu 387 atendimentos em relação 188 no ano passado e casos de pessoas desaparecidas foram 111 registros em relação 50 no mesmo período de 2012.

Na tarde desta quinta-feira a GCM e Polícia Militar realizaram uma ação na região da Vila dos Lavradores, mais precisamente num ponto de ônibus da Rua Tenente João Francisco, onde algumas pessoas perceberam que um senhor estava totalmente desorientado naquele local e, simultaneamente, acionaram a GCM e a PM.

Compareceram os policiais militares sargento Laudo e o soldado Luís Alberto, além dos guardas municipais inspetor Trombaco e GCM Giselle. Num primeiro momento foi muito difícil entender o quê exatamente aquele idoso falava, porém através dos documentos pessoais os agentes acabaram descobrindo que aquele senhor seria morador da Vila Maria.

Através de contato telefônico foi conversado com a irmã desse senhor que estava extremamente preocupada com o idoso de 76 anos e segundo ela seu irmão teria sofrido derrame e por isso não consegue se comunicar normalmente. Diante da localização dos familiares do idoso os agentes o levaram até a residência da irmã e o deixou aos cuidados dela.

Este tipo de atendimento faz parte das ações do PAFI que visa fornecer subsídios para a prestação de atendimento de qualidade a famílias em situações de conflitos e aos idosos. Além disso, uma de suas diretrizes é voltada ainda para o atendimento ? s pessoas em situação de vulnerabilidade devido a questões ligadas a gênero, idade, condição social, deficiência, entre outros.