GCM e comunidade se unem em prol da “Praça da Sogra”

Nesta quarta-feira (13) a Secretaria Municipal de Segurança e Direitos Humanos, através da Guarda Civil Municipal (GCM), deu início a um dos projetos que fazem parte do Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP).

A GCM assumiu agora, em conjunto com a comunidade, a responsabilidade pela conservação da popularmente conhecida Praça da Sogra, localizada defronte ? sede da Guarda Civil, localizada no entroncamento das ruas Victor Atti e Tenente João Francisco, Vila dos Lavradores.

Dentre as atividades que serão exercidas pelos participantes da conservação da praça estão a limpeza do local, a instalação de lixeiras para a realização da coleta seletiva e o plantio de diversos tipos de mudas.

Para o secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos, o projeto mostra a importância da união do Poder Público com a população. “Precisamos manter o patrimônio público com o mínimo de limpeza. E é por isso que a participação dos moradores e comerciantes da região, juntamente com os guardas, é tão importante”, ressalta.

{n}Sobre PPOP {/n}

O PPOP busca aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras.

O programa proposto orienta o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influenciará no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências.

As ações terão enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal. Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrerão diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais.