GCM divulga resultado estatístico do quadrimestre

A Guarda Civil Municipal (GCM) através do Setor de Estatística e Inteligência (SIEG) divulgou os números dos principais atendimentos realizados no primeiro quadrimestre de 2013, resultando num total 11.495 ações, sendo 4.967 no âmbito social, 3.501 consideradas de origem policial, 3.022 ações administrativas.

Dentre os números mais expressivos destaca-se 628 casos de perturbação do sossego, 365 mediações de conflitos, 245 apoios as secretarias municipais e 27 auxílios ao migrante. Veículos recolhidos foram 14, sendo 05 produtos de furto recuperados pela GCM. As solicitações no número 199 vêm crescendo a cada dia, sendo 8.379 ligações neste primeiro período, gerando algo em torno de 2.000 solicitações mensais. Quanto as prisões resultou-se: 20 em situações de flagrante delito;
25 capturas de procurados pela justiça, totalizando 45 presos.

{n}{tam:25px}PPOP{/n}{/tam}

A GCM também criou este ano o Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP) com objetivo de aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras.

O programa proposto orienta o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influenciará no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências. As ações terão enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal.

Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrem diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais. O SIEG registrou 2377 patrulhamentos destinados proteção e segurança em locais públicos, além de 1292 pontos de estacionamentos comunitários e 155 patrulhamentos em eventos da municipalidade. Para Adjair de Campos, secretário de segurança e direitos humanos do município “a GCM vêm mantendo o excelente serviço prestado junto ? população”.