GCM de Botucatu participa do 1º Encontro de Canis

secretário municipal de Segurança Pública Direitos Humanos de Botucatu, delegado Adjair de Campos, juntamente com o comandante geral da Guarda Civil Municipal e o subcomandante Weber Pimentel esteve visitando na cidade de Salto, participando do 1º Encontro de Canis de São Paulo, onde participaram 15 canis das GCM’s do Estado e cerca de 150 agentes.

Durante o encontro houve disputa entre os canis. Também foi discutido sobre a operacionalidade do canil da GCM que estabelece princípios e normas disciplinadoras para organização e funcionamento tendo como finalidade possibilitar a execução de atividades de promoção e complementação de ações e operações de segurança pública e proteção de bens.

Também foi colocado em pauta os serviços e instalações municipais, com o emprego técnico regulamentado de animais, cinofilia (cuidados na criação de cães) e cinotecnia (estudo da anatomia, comportamento, psicologia, fisiologia dos cães). Entre as ações executadas pelos animais estão o de patrulhamento preventivo de áreas comerciais, atividades sócio educacionais em escolas e instituições e apoio operacional da GCM e Defesa Civil.

Na premiação da competição estiveram presentes o prefeito Juvenil Cirelli, a vice prefeita Jussara Vilaça e secretário de Defesa Social, Adilson Marinho da Silva, além de alguns vereadores daquela cidade. O 1º lugar foi conquistado pelo o canil da GCM de Guarulhos; em 2º lugar a GCM de Americana e 3º a de Santos.

“A participação no encontro tem a finalidade de viabilizar estudos para que futuramente Botucatu conte com um canil na GCM, que será de extrema importância, principalmente, nas ações sociais nas escolas, hospitais e instituições de nossa cidade”, colocou o secretário Adjair de Campos.