GCM continua recolhendo veículos abandonados

Equipe do Grupo de Patrulhamento Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) com o inspetor Carlos e agente Marcos, realizou o recolhimento de um veículo abandonado há mais de 15 dias em via pública no Bairro da Mina, zona rural da cidade.

Como proprietário, já  havia sido notificado anteriormente, conforme Lei Municipal e não se manifestou o veículo foi recolhido ao Pátio do Botuparking. A não remoção do veículo no prazo de 10 dias pelo proprietário, após notificação, acarreta na multa no valor de 200 reais, os custos com guincho e diária do pátio de apreensões.  Se o veículo não for retirado em 90 dias, será leiloado e a arrecadação cobrirá os gastos.

Vale lembrar que a lei 5.542 vigora desde o ano passado e estima-se que existam cerca de 300 veículos em situação de abandono espalhados pela cidade, acarretando uma série de problemas à população que tem se manifestado de maneira muito positiva em relação a esse trabalho, já que  esses carros abandonados poder abrigar insetos e animais peçonhentos, além de criadouros do mosquito da dengue e esconderijo de drogas.

O comandante da GCM, Sergio Luis Bavia enfatiza que essa é uma ação que permite que o poder público ofereça uma resposta a um grande número de reclamações. “Em alguns locais, o simples fato de divulgar a lei e as consequências para quem não cumpri-la já faz com que veículos sejam retirados. Estamos atendendo um antigo clamor da população”, frisa.

De acordo com a lei, a situação de abandono é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da vida ou logradouro público por mais de quinze dias consecutivos, desde que apresente uma ou mais das seguintes condições: sinais exteriores de visível estado de decomposição e mau estado de conservação ou impossibilitado de se locomover por seus próprios meios; ausência de placas de identificação obrigatória; vidros quebrados ou portas destrancadas, de tal forma que permita o acesso de pessoas em seu interior; falta de uma ou mais rodas ou pneus; sinais de incêndio, depredação ou destruição. Denúncias de veículos nessa situação poderão ser feitas através dos telefones 190 (Polícia Militar) e 199 (Guarda Civil Municipal).