GCM aumenta frota de veículos para patrulhamento diário

Fotos: Luiz Fernando

Com a presença de várias autoridades municipais, entre elas o prefeito João Cury Neto, aconteceu na manhã desta sexta-feira (5) a cerimônia de entrega de seis viaturas novas para uso da Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu. O evento aconteceu na própria sede da GCM. Com isso, a frota da GCM passa a contar com mais uma camionete modelo Amarok, um Volkswagen Gol 1.0, duas viaturas Chevrolet Spin 1.8 e duas motocicletas.

De acordo com o secretário municipal de Segurança Pública e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos, a aquisição dos novos veículos é fruto de um convênio firmado entre a Prefeitura de Botucatu e o Governo Federal no valor total de R$ 388 mil. A parceria contempla ainda a compra de equipamentos de informática, coletes e 700 horas de cursos de formação.

Adjair de Campos adianta que a camionete será utilizada pelo Grupo de Proteção Ambiental da GCM e um carro pela Patrulha Escolar. As outras duas viaturas e as motocicletas, que já foram apresentadas ao Poder Público em outubro do ano passado, foram entregues equipadas e caracterizadas, prontas para serem utilizadas nas operações cotidianas da GCM.

“A entrega destes novos veículos beneficia, diretamente, a população de Botucatu auxiliando na segurança comunitária da Cidade e também do patrimônio público”, comentou o secretário que lançou, recentemente, o Programa de Patrulhamento Orientado ao Patrimônio Municipal (PPOP).

Esse programa busca aprimorar o policiamento comunitário nas praças, bosques, prédios públicos e áreas de preservação ambiental, abrangendo além da região central e de bairros da cidade, localidades mais afastadas como os distritos de Vitoriana e Rubião Júnior e bairros como Rio Bonito, Mina, Alvorada da Barra, Anhumas, entre outras

“ Programa proposto orienta o patrulhamento preventivo comunitário nos setores envolvidos e não influenciará no trabalho regular desenvolvido pelas equipes de patrulhamento nos logradouros públicos e nos atendimentos de ocorrências”, enfatiza o secretário de Segurança.

Segundo ele, as ações têm enfoque na prevenção de danos, pichações, furtos e demais infrações que atinjam o patrimônio público municipal. “Estrategicamente distribuídas, as equipes envolvidas percorrerão diariamente cerca de mil quilômetros, patrulhando mais de 120 próprios municipais”, vislumbra Campos.