GCM apresenta ações e anuncia aumento de efetivo

Fotos: Valéria Cuter

 

Na manhã desta terça-feira (19), a Guarda Civil Municipal (GCM) promoveu em sua sede um evento para a apresentação dos números do primeiro semestre de 2014. Ao mesmo tempo, o prefeito João Cury Neto assinou o ofício que garante a abertura de mais dez novas vagas para a GCM. Estiveram presentes no encontro autoridades públicas e de todas as forças de segurança do Município.

O comandante da GCM, Sérgio Luis Bavia, expôs os números totais da corporação, que nos primeiros seis meses deste ano realizou 17.902 atendimentos. Neste montante estão incluídas: 7.599 ações de cunho social; 5.732 atividades policiais; 3.761 atividades administrativas; 3.529 patrulhamentos em pontos de estacionamento de viaturas; 2.216 patrulhamentos comunitários; 881 averiguações em espaço público; 850 atendimentos comunitários; 782 mediações de conflitos; 514 orientações e apoio à equipe de zoonoses; 489 apoios a outras instituições públicas; 330 abordagens decorrente perturbação do sossego público; e 120 auxílios ao projeto migrante.

A GCM foi responsável por 93 prisões: 38 condenados pela Justiça e 55 pessoas presas em flagrante. Também foram recolhidos 22 veículos. Deste número, 11 veículos foram apreendidos por estarem irregulares. A outra metade é produto de furto ou roubo recuperado.

 

Reconhecimento

O cerimonial também contou com a entrega de medalhas em homenagem a agentes que fazem parte da GCM desde 2009. Ao todo foram 17 condecorados com a referida medalha por terem completado cinco anos de atividade na árdua tarefa de defender a população e o patrimônio público.

O secretário municipal de Segurança e Direitos Humanos, delegado Adjair de Campos, destacou a importância do trabalho em conjunto com outros órgãos, além de enfocar os projetos e trabalhos realizados pela GCM. “Hoje a GCM é vista com outros olhos. Nosso objetivo é atender da melhor maneira a população de Botucatu e região. E hoje, nós conseguimos atingir esse objetivo, graças às melhorias realizadas”, afirma.

 

Novos agentes

Antes do discurso, o prefeito João Cury assinou o oficio que garante a abertura do processo de seleção para a contratação de dez novos guardas, ainda neste ano de 2014. Com isso, a corporação, que hoje conta com 65 agentes, passará em breve a contar com seu maior contingente da história: 75 oficiais. Até 2009 a corporação possui 39 guardas.

Recentemente a GCM já recebeu e têm capacitado oito novos agentes (sete homens e uma mulher), aprovados no concurso realizado pela Prefeitura de Botucatu no início deste ano. Na ocasião foram 427 candidatos inscritos [355 homens e 72 mulheres] interessados em seguir carreira profissional na Guarda Civil Municipal.

Além do aumento do efetivo e melhorias contínuas à estrutura de trabalho, os guardas civis de Botucatu foram agraciados recentemente (Projeto de Lei Complementar aprovado na Câmara Municipal em 30 de junho de 2014) com adicional de periculosidade concedido pela atual Administração Municipal.

O prefeito João Cury ainda aproveitou a oportunidade para enaltecer as parcerias e a formação dos novos agentes da Guarda Municipal. “Quero parabenizar os novos agentes dizendo que vocês recebem um grande legado. Atualmente, nossos agentes são reconhecidos pela população. A GCM de Botucatu hoje é respeitada em todo o Brasil”, destaca.