GCM apreende estudante com “soco inglês”

Atendendo solicitação feita via 199 ? guarnição da Guarda Civil Municipal (GCM), formada pelo inspetor Paes e agente André se deslocou até a Praça Professor Pedro Torres (nas proximidades da Catedral de Sant ´Anna, Centro) onde alguns pais aguardavam a saída da Escola estadual Cardoso de Almeida (EECA) quando foi observado um adolescente de 15 anos pegar no bolso de outro adolescente também de 15 anos um artefato conhecido como “soco inglês”.

Diante do fato acharam por bem acionar a GCM enquanto um casal de PMs que estavam ? paisana no local contiveram os menores. Com a chegada da guarnição foi acionado o Conselho Tutelar, pois os adolescentes informaram que estavam no local para agredir outro que estuda na referida escola.

O Conselho solicitou a condução dos adolescentes ao Plantão Policial Permanente onde o delegado Marcelino Aparecido Ferreira, após tomar ciência dos fatos, elaborou o Boletim de Ocorrência (BO) de natureza ato infracional apreendeu o artefato, orientou os adolescentes e os liberou aos cuidados de seus genitores.

{n}O artefato{/n}

O soco-inglês ou soqueira é uma arma branca feita de metal, com quatro orifícios para se encaixar aos dedos como anéis, causando mais dano e ferimentos ? vítima atingida pelo soco. Este objeto foi criado na Inglaterra, apesar de ser chamado de “coup de poing american” na França, o que em português significa “golpe de punho americano”.

Costuma ser feito de alumínio ou bronze, mas também pode ser encontrado em chumbo, principalmente quando feita artesanalmente, devido ao fato de que este é um metal fácil de modelar. Sempre foi uma arma muito utilizada por mafiosos e com o passar do tempo, se popularizou entre gangues devido ao fato de ser relativamente leve, podendo causar graves ferimentos.