Gavião carcará é resgatado pelo Grupo Ambiental

Uma espécie de gavião conhecido como carcará foi resgatado pelos guardas municipais inspetor Carlos e agente De Santi, da equipe do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) na Estrada BTC 080 – Araquá (Estrada Municipal Domingos Papa), onde de acordo com informações um homem havia encontrado a ave que aparentava estar ferida.

O gavião foi encaminhado ao Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Silvestres (Cempas) da Unesp de Botucatu e ficou aos cuidados da equipe coordenada pelo professor doutor Carlos Roberto Teixeira para ser cuidado e, oportunamente, devolvido à natureza ao seu habitat.

Diferentemente de outras aves predadoras o carcará é um oportunista alimentando-se de insetos, anfíbios, roedores e quaisquer outras presas fáceis; ataca crias de mamíferos, como filhotes recém-nascidos de ovelhas e acompanha urubus em busca de carniça e procura frutas. Em Botucatu o carcará pode ser facilmente visto em bandos no Aterro Sanitário, na Rodovia Eduardo Zucari, onde se alimenta de resíduos de lixo doméstico.