Forças de Segurança simulam incêndio no teatro

Fotos: Luiz Fernando

Na tarde desta terça-feira (14), no período compreendido entre 14 ? s 16 horas, a Guarda Civil Municipal (GCM), Polícia Militar (PM) e Corpo de Bombeiros realizaram uma simulação de incêndio na Praça Coronel Moura (Paratodos), onde está instalado o Teatro Municipal Camilo Fernandes Dinucci. O trabalho foi realizado em parceria com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu); Prefeitura Municipal de Botucatu, Semutran e Unesp.

Por questão de segurança foi interrompido o tráfego de veículos nas ruas Coronel Fonseca esquina com a Rua João Passos; Coronel Fonseca esquina com a Rua Curuzu; Rua Amando de Barros esquina com a Rua Velho Cardoso e Praça Coronel Moura esquina com a Rua Djalma Dutra.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a interdição foi necessária para a realização de um exercício simulado de incêndio para aperfeiçoar as técnicas de salvamento e resgate de vítimas. Este simulado é mais do que necessário para a comunidade e foi motivado pelos recentes acontecimentos na cidade. Exercício é regulamentado pelo decreto estadual 46.076/2001, para treinar os servidores para agir em caso de acidentes que exijam uma rápida e ordenada evacuação de um prédio.

No simulado a ação seguiu o protocolo de casos críticos onde os funcionários iniciam a evacuação da área antes da chegada do Corpo de Bombeiros, GCM e PM evitando que as pessoas entrem em pânico, conduzindo-as para a saída. Durante a ação cada integrante desenvolveu uma atividade distinta para dar maior realismo possível ao simulado. Além das equipes de resgate e combate a incêndio, que entram no local, os GCM’s e PM’s tiveram a atribuição de isolar as imediações bem como orientar o trânsito da referida praça.