Forças de segurança apresentam números do combate ao crime em Botucatu

 

evento-seguranca (7)As forças de segurança em Botucatu se reuniram na noite desta quinta-feira, 18, no Teatro Municipal para apresentarem em conjunto os números da Secretária de Segurança Pública do Estado de São Paulo na segurança e combate ao crime. As dependências ficaram lotadas com policiais civis, militares, guardas municipais, além de integrantes da sociedade civil.

Levando em conta as modalidades de crime que são analisadas estatisticamente pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo (furto, roubo, homicídio e furto/roubo de veículo), na comparação entre os 76 municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes, Botucatu se mantém, desde o ano de 2009, entre as 10 cidades mais seguras do Estado. O status acompanha a cidade há vários anos.

Os números mostrados na noite desta quinta-feira são do ano de 2015 e mostram redução em todas as modalidades de crime. O Coronel Antônio Valdir Gonçalves Filho, Comandante do Policiamento do Interior (CPI/7), se disse satisfeito com os números apresentados em Botucatu.

“É um evento que coroa todos os órgãos de segurança. Botucatu tem um bom programa de segurança pública com as forças de segurança trabalhando de forma integrada. E Botucatu sendo a cidade menos violente do estado, se deve aos policiais, seja elee militar, civil ou guarda municipal, pois não é fácil ser policial. É uma atividade bastante estressante, de alto risco e a pessoa que doa sua vida para proteger um desconhecido é vocacionada. Assim Botucatu é referência em segurança pública”, disse ao Acontece Botucatu o Coronel Valdir.

Em comparação com o estado de São Paulo no ano de 2015, Botucatu apresenta os seguintes números para cada grupo de 100 mil habitantes:

Furto em Botucatu – 919,49                      Furto no estado – 1.150,67

Homicídio Botucatu – 1,48                        Homicídio estado – 8,73

Roubo Botucatu – 43,75                            Roubo estado – 714,08

Furto/roubo Botucatu – 44,49                    Furto/roubo estado – 439.86

evento-seguranca (5) “Desde que assumimos a Secional em 2009, conseguimos reduzir esses números entendendo que o trabalho integrado entres as forças de segurança renderiam resultado. Tínhamos uma média de 200 roubos por ano e conseguimos reduzir para menos de 50. Mesmo com a falta de efetivo nós reduzimos os números e ainda mantemos, o que é mais difícil, pois a meta do próximo ano é sempre estabelecia com base no que foi apresentado no ano anterior”, salientou ao Acontece Botucatu o Delegado Seccional de Polícia Dr. Antônio Soares da Costa Neto.

Durante o evento, representantes das polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal e CONSEG (Conselho Comunitário de Segurança) apresentaram ações que contribuíram para o resultado expressivo. São 76 municípios com mais de 100 mil habitantes no ranking elaborado pelo governo do estado.

“A prefeitura tem investido na Guarda Municipal. Estamos hoje com 65 agentes, treinando Guarda da região, como São Manuel, Itatinga, estão na escola da GCM. Mostra o momento que vivemos e o quanto a Guarda Municipal é importante nesses números junto com as policias militar e civil”, explicou ao Acontece Botucatu o Secretário de Segurança Pública de Botucatu Dr. Adjair de Campos.