Detento internado por infecção tenta fugir do hospital

A Polícia Militar, com os soldados Matheus e Cláudio, neutralizou uma tentativa de fuga promovida por um detento chamado Vanderlei Aparecido Modesto, de 29 anos de idade, que está internado na ala de Moléstias Infecciosas (MI) do Hospital das Clínicas (HC) da Unesp, desde o último dia 4 de novembro, e é escoltado por agentes penitenciários 24 horas por dia. Modesto veio da Penitenciária de Iaras onde cumpre pena, para tratamento de uma tuberculose e HIV.

No início da manhã desta quinta-feira, por volta das 6h30, Modesto tentou fugir do quarto onde estava, pulando a janela do quarto, no segundo andar do prédio. Para tentar concretizar sua intenção de fuga, havia acionado o agente penitenciário da escolta e pedido que suas algemas fossem retiradas para que pudesse ir ao banheiro.

Quando o agente saiu do quarto, ele pulou a janela do 2º pavimento do MI e usando uma “tereza” (corda feita de lençóis), chegou até o 1º pavimento e caminhou alguns metros. Entretanto, a ação do detento foi percebida pelos policiais militares que estavam na rua, realizando outra operação e impediram que se evadisse.

“Quando percebeu a PM tentou se esconder atrás de um pilar do prédio, mas ao ser detido não esboçou nenhuma reação e me pareceu bastante fraco”, conta o policial Matheus. Após ser recapturado o detento permaneceu internado no HC da Unesp, na mesma ala onde estava, anteriormente, para dar continuidade ao seu tratamento.

{n}Mais um{/n}

Vale lembrar que no mesmo pavimento do MI onde está Modesto, outro detento chamado Roberto, este da Cidade de Cerquilho, está internado há mais de três meses em tratamento de um caso grave de infecção. Este estava preso em Botucatu quando foi encaminhado ? Unesp (28 de julho), fazendo parte da rotatividade de presos que ocorrem em cadeias da região.

Diferentemente de Modesto, este detento de Cerquilho está bastante debilitado e não consegue andar, mas tem uma ficha criminal respeitada, onde constam crimes como tráfico de entorpecentes, roubo, furto, lesão corporal, entre outros.