Descarte irregular de lixo flagrado em estrada municipal

Na tarde desta quinta-feira (26) os guardas municipais inspetor Barcaça e agente Maffei realizavam patrulhamento no final da Avenida Júlio Vaz de Carvalho, início da Estrada Municipal Domingos Papa no Jardim Continental, quando avistaram um senhor de 52 anos realizando descarte de restos de entulho de construção.

Esse senhor estava cometendo a irregularidade, exatamente, onde foram recém colocadas placas pela prefeitura municipal com vários dizeres, dentre eles "Proibido jogar lixo e entulho”. Interpelado pelos guardas civis municipais o indivíduo acabou recolhendo todo o material e o fato apresentado junto à 2ª Central de Polícia Civil, onde o delegado Antenor de Jesus Zeque elaborou o Boletim de Ocorrência (BO) de crime ambiental.

O secretário de Meio Ambiente, Perseu Mariani, reconhece que as estradas rurais são usadas para depósito de lixo e alerta que a pessoa que for flagrada, como neste caso recente,  pode responder por crime ambiental e poderá receber uma punição que vai desde advertência até multas e, conforme o caso, até em prisão. “Essa é uma questão de cidadania e conscientização e a fiscalização está sendo feita com o intuito de flagrar os infratores”, diz Mariani.

Lembra Mariani que na zona rural é mais difícil detectar quem joga lixo na estrada, mas na zona urbana, principalmente na região periférica, existe um trabalho de fiscalização de terrenos e os proprietários de imóveis, notificados por falta de limpeza e capina. “Centenas (de proprietários) já foram autuados por não terem atendido a solicitação de limpeza, encaminhada pela Prefeitura”, frisou o secretário. “E esse trabalho vai continuar sendo feito”, concluiu.