Comando da PM faz balanço da Operação “Natal Seguro”

Na tarde desta segunda-feira (27), o Comandante de Operações do 12º Batalhão da Polícia Militar do Interior (BPM-I), major Marcelo Oliveira reuniu a imprensa de Botucatu para divulgar o balanço do trabalho de prevenção criminal no comércio na cidade de Botucatu durante Operação “Natal Seguro”.

Os dados mostraram que a operação teve ótima repercussão na cidade e obteve resultados positivos durante os dias em que o comércio esteve aberto durante o período noturno para as compras de natal. O encontro aconteceu na sede do 12º BPM-I, na Rua General Júlio Marcondes Salgado, 414, centro.

A operação da PM compreendeu o período em que o comércio abriu ? noite para as compras de natal contando com efetivo reforçado de policiais para proporcionar segurança aos freqüentadores e comerciantes da cidade e região, evitando desta forma o aumento dos crimes, principalmente o de furto, pois é nessa época do ano que comumente acontecem devido a aglomerações de pessoas, e o maior número de veículos estacionados nas proximidades do centro comercial.

“Colocamos nesta operação 122 policiais trabalhando a pé, nas viaturas e em motocicletas para efetuar o patrulhamento pelas principais vias de comércio da cidade e a estatísticas comprovam uma crescente queda no índice de ocorrência. No ano passado, por exemplo, tivemos 16 casos de roubos e este ano 8. Também os furtos tiveram uma queda de 125 para 106 casos”, explica o major da PM.

Presente na reunião, o presidente da ACE/ACIB, Antônio Cecílio Júnior, destacou que os comerciantes sentiram-se mais seguros com a presença da polícia nas ruas que efetuou a prisão de pessoas flagradas furtando lojas. “Foi um trabalho muito bem feito da polícia os resultados estão aí para quem quiser ver. Seremos sempre parceiros da PM quando formos solicitados, pois a população sente-se segura, observando policiais circularem pela cidade”, disse Júnior.

A chefe da Seção de Relações Públicas, capitão Kátia Regina, lembra que a Polícia Militar confeccionar panfletos contendo dicas de segurança que foram distribuídos por comerciantes e policiais ? população. “As dicas visaram prevenir ocorrências de furtos de automóveis, furtos de bolsas, celulares, peças de roupas etc”, enumerou a capitão da PM, lembrando que a operação, foi determinada pelo comandante do 12º BPMI, tenente coronel José Aparecido Godoy Siqueira.

Fotos: Valéria Cuter