Comando da PM determina Operação Direção Segura

Por determinação do comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I) de Botucatu, tenente coronel Ben Hur Baptista, foi realizado no último final de semana a Operação Direção Segura.

De acordo com o tenente Camargo, a operação desencadeou-se com a realização de pontos de bloqueio em diversos pontos do município com o objetivo inicial de deter condutores de veículos auto motores em estado de embriaguês e assim proporcionar maior segurança aos demais motoristas.

“Foram fiscalizados diversos veículos, sendo tomadas as providências cabíveis em cada caso, assim como a autuação de condutores que foram flagrados em embriaguês ao volante”, frisou Camargo. “Outras operações como esta serão realizadas em dias e horários alternados por diferentes pontos da cidade”, emendou.

Em média, acontece em Botucatu oito acidentes de trânsito todos os dias e o major Marcelo Oliveira, coordenador operacional do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), de Botucatu, frisa que a maioria é ocasionada em razão da imprudência e imperícia dos condutores, principalmente, em cruzamento de vias.

“Essa média já foi mais alta e a PM registrava 12 acidentes por dia. Com campanhas educativas, bloqueios policiais, além de um trabalho sincronizado da PM com o Departamento de Engenharia e Tráfego (DET), na colocação de placas de sinalização em pontos estratégicos e conflitantes, houve diminuição”, disse. “Embora o índice tenha caído, a PM vai continuar realizando campanhas educativas, com a finalidade de orientar os condutores de carros e motocicletas e coibir os abusos”, acrescenta.

Por isso, continua o oficial da PM, serão feitas outras campanhas educativas e bloqueios em pontos estratégicos da Cidade. “Mas, além disso, é fundamental que haja conscientização por parte dos condutores de veículos que devem respeitar a lei vigente. O erro humano é responsável por mais de 90 % dos acidentes registrados”, frisa o oficial PM lembrando que as causas mais comuns de acidentes são: velocidade excessiva, dirigir sob efeito de álcool ou de outro tipo de droga, distância insuficiente em relação ao veiculo dianteiro, desrespeito ? sinalização, imprudência e imperícia.

Fotos: Valéria Cuter