Certificado mototaxistas para exercício da profissão

Polícia
Certificado mototaxistas para exercício da profissão 12 fevereiro 2014

São 83 mototaxistas com atividade especificada na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) que estão aptos a atuar de forma legalizada neste segmento de mercado no Município em razão da Prefeitura de Botucatu promover a entrega dos certificados do curso especializado para mototaxista. Evento aconteceu na Associação Atlética Botucatuense (AAB).

Curso foi oferecido de forma gratuita na Universidade do Trabalhador (Unit – polo 1) e incluiu aulas teóricas e práticas divididas em 30 horas. Os temas abordados foram: Ética e Cidadania na Atividade Profissional; Noções Básicas de Legislação; Gestão do Risco Sobre Duas Rodas e Segurança e Saúde; Transporte de Pessoas; além de Prática de Pilotagem Profissional.

O curso especializado para mototaxista é uma determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde agosto de 2012, aos profissionais que exercem atividades remuneradas na condução de motocicletas e motonetas para o transporte de passageiros (mototaxista) e mercadorias (motofretistas).

A Prefeitura de Botucatu entrou em contato com o Detran-SP e apresentou os documentos necessários para que o Município estivesse apto a oferecer os cursos obrigatórios e em setembro de 2013 foi credenciada e, em parceria com o Serviço Social do Transporte / Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat), formou as cinco primeiras turmas.

O prefeito de Botucatu, João Cury Neto, elogiou o esforço dos mototaxistas em buscar qualificação e se comprometeu em apoiar outras iniciativas desta classe de trabalhadores. “Vocês (mototaxistas) deram o primeiro passo para se diferenciarem no mercado porque buscam melhores condições e nada mais justo que o Poder Público dê este incentivo. Esta atividade é muito importante porque muitas pessoas dependem do serviço prestado por vocês”, argumenta.

Segundo Eliseu Vitor, um grupo de mototaxistas já articula a criação de uma associação ou cooperativa na qual auxiliaria no aprimoramento do serviço na Cidade. “E este curso foi ótimo por isso, porque trouxe uma conscientização maior sobre direção defensiva, a importância de tratar o passageiro de forma mais educada e até se apresentar melhor. Tudo isso faz diferença na qualidade do serviço prestado e aumento da nossa credibilidade”, justifica.

Paralelamente a Guarda Civil Municipal (GCM) já tem realizado visitas ? s empresas de mototaxi credenciadas em Botucatu para verificar os profissionais que estão habilitados a prestar o serviço conforme prevê o Contran. A Prefeitura agora busca viabilizar junto ao Sest/Senat um novo curso ? categoria, mas desta vez para a atividade de motofretista. Para isso precisa preencher 150 vagas. Os interessados podem procurar a Unit 1 (Rua Moraes Barros, nº 397 – Centro) para efetuar uma pré-inscrição. O telefone da Unit 1 é o (14) 3814-7346.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento