Casa é atingida por raio em Botucatu

Na madrugada desta quinta-feira (13), por volta das 2h da manhã, um raio atingiu uma casa na Rua Pinheiro Machado, próximo à Rua dos Costas. Por sorte não havia ninguém na residência, que ficou bastante destruída por conta do fogo. Próximo a casa, há uma torre de radioamador, que segundo relatos de vizinhos foi o local atingido pelo raio.

Dona Matilde Rocha mora ao lado da casa atingida e conta que o susto foi grande. “Eu estava em casa, quando acordei escutei muito barulho, parecia na telha, acho que por causa do fogo as telhas estalavam e respingava no telhado de casa. Minha cunhada, que mora em frente, me chamou e eu fui para casa dela, porque as labaredas estavam bem altas”, relata.

casa-queimada
Foto: Sidney Trovão

No momento em que o raio caiu, não estava chovendo, mas logo em seguida voltou a garoar. “Logo depois começou a garoar, me parecia que a chuva não estava tão forte para o estrago que fez. O dono da casa trabalha a noite, por isso não estava em casa, mas ainda bem, pois assim ninguém se machucou foi só dano material. Em casa não perdi nada, não queimou nenhum aparelho”, destaca dona Matilde.

O proprietário da casa não estava no local, no momento em que a reportagem o procurou.Hilton Rocha mora em frente a casa atingida pelo raio, ele conta que estava dormindo e acordou com o barulho. “Eu pensei que o raio tinha atingido a antena e só, mas quando vi já estava pegando fogo na casa. Fui eu que chamei os bombeiros, pois sabíamos que não havia ninguém na casa”, relata.

A equipe do Corpo de Bombeiros chegou rápido ao local e iniciou o trabalho de combate ao fogo. O sargento Celestino que esteve atendendo a ocorrência conta que a percepção rápida dos vizinhos foi importante. “Quando nós chegamos o fogo já tinha se espalhado por toda a garagem e oficina que tinha na casa. Foi um combate tranquilo, mas os vizinhos terem percebido o fogo rápido e nos acionado foi muito importante para evitar maiores estragos”, afirma Celestino.

Diferente de dona Matilde, que não teve nenhum prejuízo material, seo Hilton conta que perdeu duas televisões. “Aqui em casa queimou dois aparelhos de TV, sei que o vizinho da casa de baixo também alguns aparelhos queimados, mas o importante é que foram apenas prejuízos materiais, ninguém se machucou, porque foi muito feio. O fogo veio forte e estava bem alto quando os bombeiros chegaram”, finaliza Hilton Rocha.

Esse tipo de ocorrência não é muito comum, porém o sargento Celestino afirma que esse não foi o primeiro caso atendido nesse ano. “Infelizmente não temos como evitar esse tipo de ocorrência, o que pode ser feito para minimizar os prejuízos é retirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada quando estiver chovendo e acionar o Corpo de Bombeiros o mais rápido possível, quando ocorrer algum incidente”, frisa.

Fonte: Diário Botucatu