Cão pit bull ataca criança de quatro anos no centro da cidade

Na tarde desta quinta-feira a equipe de resgate do Corpo de Bombeiros atendeu a um caso de ataque de cão da raça pit bull, na Rua general Telles, região central da cidade. A vítima foi uma criança de quatro anos de idade que foi internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica da Unesp, onde passou por uma cirurgia e permanece internada.

Consta que o cachorro estava solto no quintal da casa e sem coleira. Ele teria saltado uma barreira na porta e atacado a menina na sala, mordendo a região da cabeça, causado ferimentos graves. A tia da criança (Solange) é quem conseguiu deter o animal, que foi recolhido ao Canil Municipal pela equipe de Zoonoses da Prefeitura Municipal.

Esse animal pertence ao tio dessa menina de nome Marcos da Silva Nascimento, de 35 anos de idade, deverá responder processo por crime de lesão corporal dolosa. Segundo ele, o animal nunca havia atacado ninguém. O caso foi registrado no 1º Distrito Policial (DP)

{n}A raça pit bull{/n}

Com mais essa ocorrência registrada pela Polícia Militar com relação ao cão pit bull, traz ? tona uma polêmica sobre sua agressividade. São muitos os casos registrados de ataques dessa raça de cachorro.

O pit bull ataca mais pelas partes: pescoço, face, braço. Por sua conhecida agressividade e provocar ataques, muitos resultando em morte, o cão foi banido de vários países como o Canadá. Na Inglaterra sua criação é autorizada apenas pela justiça.

Nos Estados Unidos, baniram a criação em vários estados com muitos outros empregando pesadas restrições na posse do animal. No Brasil, não há legislação específica, porém a cada fatalidade reportada na mídia inflama o debate na sociedade por leis mais rígidas e punição aos donos.

A raça desse cão não se restringe a uma linhagem especifica, mas se refere em especial as seguintes raças americanas: Pit Bull Terrier, Staffordshire Terrie e Staffordshire Bull Terrie, bem como ao possível cruzamento destas três linhagens caninas. O resultado obtido com estes cruzamentos é uma personalidade muito forte e extremamente agressiva capaz de provocar ataques com finais muitas vezes fatais.