Caminhão frigorífico é apreendido carregando tijolos

Fotos: Valéria Cuter

A Polícia Militar Ambiental de Botucatu com os cabos Christófalo e Magorbo em uma operação deflagrada na Rua Major Matheus, principal corredor do comércio da Vila dos Lavradores, flagrou um caminhão baú frigorífico estacionado em frente a uma loja comercial descarregando tijolos usados para revestimento de parede. Ocorre que juntamente com o carregamento de tijolos havia várias peças de carne suina para desossa.

Como os tijolos podem ser hospedeiros de bactérias e impurezas os policiais acionaram a vigilante sanitária, Marisa Borges de Oliveira, que fez a apreensão da carne, que ficou imprópria para o consumo humano e foi descartada no Aterro Sanitário. O caso foi registrado em Boletim de Ocorrência (BO) no Plantão Permanente da Polícia Civil. Como o caminhão não foi flagrado em infração no trânsito, acabou liberado.

“Nós estávamos fazendo um patrulhamento de rotina quando percebemos que os tijolos estavam sendo descarregados em carrinho de mão e havia penduradas em ganchos várias peças de carne. Percebendo que estava havendo um transporte sem as normas básicas de higienização fizemos a abordagem e acionamos os técnicos responsáveis pelo setor de vigilância’, disse o cabo Christófalo.

O motorista Júlio César Bauer Sauer alegou que não achou que teria problema trazer um pouco de tijolos junto com a carne. “Os tijolos estavam na parte traseira do caminhão e a carne estava bem ? frente. Se soubesse que isso poderia trazer problema não teria feito. Tanto é verdade que não fiz nada escondido e parei em frente a uma loja onde o movimento de carros e pessoas é muito grande. A polícia vinha passando e me abordou”, conta Sauer.