Caminhão da DISE poderá ser restaurado para uso da coletividade

“Vamos colocar esse caminhão para funcionar o mais rápido possível, pois ele é um importante meio de prevenção ? s drogas”. Foi o que disse na manhã desta quinta-feira, o prefeito municipal João Cury Neto, na Rádio Municipalista sobre o caminhão/escola da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (DISE), também chamado de Museu Itinerante da DISE. “Preciso que seja feito um orçamento, para que gente vá em busca de recursos para que ele entre, novamente, em atividade”, acrescentou o prefeito.

Esse caminhão/baú é oriundo de uma apreensão de drogas feita anos atrás e se transformou em um verdadeiro parceiro da delegada especializada na prevenção ao uso de drogas e era muito visitado por alunos da rede pública e privada, além de empresas e outras instituições.

Nele, estavam os tipos de “petrechos” usados por usuários para consumo de substâncias entorpecentes, além de uma exposição de órgãos afetados pelo consumo de drogas. Porém, por falta de um local adequado para guardar o caminhão ele acabou sendo castigado pelo tempo (sol e chuva) e vem se deteriorando. Hoje está guardado no pátio da Transportadora Marcola.

O delegado adjunto da DISE, Paulo Buchignani, através desse caminhão itinerante, realizou muitas visitas a entidades e instituições, proferindo palestras no intuito de orientar os jovens sobres os malefícios que as drogas causam no organismo humano. “O caminhão era um instrumento educador importante que a gente tinha para buscar a conscientização. Por isso é muito prazeroso saber que ele poderá ser restaurado para nos ajudar a fazer o trabalho de prevenção”, comemorou Buchignani.

O delegado titular da DISE, Carlos Antônio Improta Julião Filho, lembra que já foi feito uma reforma no caminhão com a ajuda de empresários da cidade, mas por não ter local coberto para guardar, o veículo acabou sendo atacado pelo sol e chuva e voltou se deteriorar. “É muito importante que o caminhão seja restaurado, mas é necessário que se encontre um local adequado, com cobertura, para que ele não fique exposto ao tempo e se deteriore, novamente”, observou Julião Filho.

{n}Câmara Municipal{/n}

Ainda sobre esse caminhão/baú foi aprovado um requerimento na sessão ordinária da Câmara Municipal, do dia 23 de novembro deste ano, sobre a necessidade desse caminhão voltar a atender a comunidade no que diz respeito ? prevenção e ao consumo de drogas. A propositura traz a assinatura dos vereadores Professor Nenê (PSB) e Abelardo (PV).

“A DISE realizava um trabalho de conscientização e de prevenção muito importante com a finalidade de tirar os jovens e as crianças do mundo das drogas – por meio de palestras, exposição de entorpecentes, armas de fogo, bebidas alcoólicas, entre outros produtos. Por isso elaboramos essa propositura para que, com a união de forças, possamos trazer de volta esse caminhão/baú para uso da coletividade”, justificou Nenê.

Fotos: Valéria Cuter