Botucatu sedia encontro de Consegs do Deinter -7

Fotos: Valéria Cuter

 

Nesta terça-feira (25), Botucatu sediou o encontro dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança) da área de abrangência do Deinter – Delegacia do Interior/CPI 7 com representantes da sociedade civil. O evento, organizado pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e Conselho Estadual dos Consegs, com apoio da Prefeitura de Botucatu, aconteceu das 8h30 às 14 horas, no Cine Teatro Nelli (Praça XV de Novembro, 44).  

O objetivo é reativar e fortalecer os Conselhos Comunitários de Segurança em todas as cidades da região. O encontro contou com autoridades dos Poderes Executivo e Legislativo, representantes do alto comando das forças de segurança (Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil),  além de membros dos Conselhos Comunitários de Segurança.

O presidente do Conseg de Botucatu, Clóvis de Almeida Martins, ressalta que o Conseg são grupos de pessoas do mesmo bairro ou município que se reúnem para discutir, analisar, planejar e acompanhar a solução de problemas de segurança, desenvolver campanhas educativas e estreitar laços de entendimento e cooperação entre as várias lideranças locais. “O objetivo do encontro é reativar e fortalecer os Conselhos em todas as cidades da região”, coloca Martins.

Ela acrescenta que “cada Conselho é uma entidade de apoio às polícias estaduais Civil e Militar nas relações comunitárias e se vinculam, por adesão, às diretrizes emanadas da Secretaria de Segurança Pública, por intermédio da Coordenadoria Estadual dos Conselhos Comunitários de Segurança”.

O convite para participar do evento foi direcionado aos seguintes municípios: Anhembi, Areiópolis, Bofete, Botucatu, Conchas, Itatinga, Laranjal Paulista, Pardinho, Pereiras, Porangaba, Pratânia, Torre de Pedra, Águas de Santa Bárbara, Arandu, Barão de Antonina, Cerqueira César, Coronel Macedo, Fartura, Iaras, Itaí, Itaporanga, Manduri, Paranapanema, Pirajuí, Sarutaiá, Taguaí, Taquarituba, Tejupá, Apiaí, Barra do Chapéu, Bom Sucesso de Itararé, Buri, Capão Bonito, Guapiara, Itaberá, Itapeva, Itararé Nova Campina, Ribeirão Branco, Ribeirão Grande, Riversul, Taquarivaí.