Botucatu continua sendo a cidade mais segura do Estado

Major Jorge Miguel, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I), do Interior, delegado Antônio Soares da Costa Neto, diretor da Delegacia Seccional de Polícia Civil e o delegado Adjair de Campos, secretário municipal de Segurança Pública, estão comemorando uma pesquisa divulgada sobre a avaliação do índice de criminalidade no Estado de São Paulo.

Pelo segundo ano consecutivo, a Cidade de Botucatu destaca-se como referência em segurança pública no Estado de São Paulo. Após a divulgação dos índices criminais, da Coordenadoria de Análise e Planejamento da Secretaria dos Negócios de Segurança Pública do Estado de São Paulo, em seu website (www.ssp.sp.gov.br), referente ao ano de 2011, revelou que o Município, novamente, ocupa posição de destaque no cenário estadual, dentre as cidades com mais de 100 mil habitantes, excetuados São Paulo e cidades da Grande São Paulo.

Dos cinco itens avaliados (homicídio, roubo, furto, furto de veículos e roubo de veículos), Botucatu foi o melhor colocado em dois, ou seja, roubo (85 casos) e roubo de veículos (06). Botucatu ficou em 2º lugar, no quesito furto de veículos (74) e 5º lugar em homicídio. No quesito furto, ocupou a 10ª colocação.

Os cinco itens, por sua natureza, expõem retrato fiel do panorama de segurança de cada cidade. Em 2011, na somatória geral, considerando-se os cinco crimes avaliados, Botucatu ficou em 1º lugar em todo o Estado de São Paulo. O critério adotado estabeleceu pontos de 1 a 48 do 1º ao 48º colocado (conforme a tabela anexa); sendo que Botucatu registrou 226 pontos, seguido de Tatuí (225) e Votorantim (212).

Outro fato relevante foi que, nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, verificou-se queda dos cinco índices avaliados, nas 13 cidades sob jurisdição do 12º BPM/I e da Delegacia Seccional de Polícia Civil, ou seja, Areiópolis, São Manuel, Pratânia, Itatinga, Torre de Pedra, Anhembi, Bofete, Pardinho, Conchas, Pereiras, Laranjal Paulista, Porangaba, além de Botucatu.

“O resultado, é fruto do trabalho de todos os profissionais dos órgãos de Segurança Pública: Policia Militar, Policia Civil, na esfera estadual, e Guarda Civil Municipal, que, em Botucatu, irmanados num mesmo objetivo comum, trabalharam conjuntamente, não medindo esforços para manter o município como um dos mais seguros do Estado”, comentou o comandante do 12º BPM-I, major Jorge Miguel. “Sem dúvidas, é fator preponderante ? segurança da população, refletindo diretamente na qualidade de vida de cada cidadão”, emendou o comandante.

Outro fator de destacada importância revelado na pesquisa é o interesse, demonstrado por empresas que se instalaram em Botucatu, em 2011, influenciados pelos baixos índices criminais. “Sem dúvida, a ação proativa do aparato policial que atua na região tem reflexos positivos e espelham os bons índices alcançados”, colocou o secretário municipal de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos. “Os resultados mostram que estamos no caminho certo”, finalizou.

{bimg:29930:alt=interna2:bimg}
{bimg:29956:alt=interna2:bimg}

Fotos: Valéria Cuter