Bombeiros realizam treinamento com técnicas de salvamento em altura

 

salvamento 4
Bombeiros do 12º Grupamento simularam resgate com técnicas de salvamento em altura na Ponte do Ouro Verde

salvamento 6O Corpo de Bombeiros de Botucatu realizou na manhã desta sexta-feira, 12, um treinamento de salvamento na ponte do Jardim Ouro Verde. No total 18 militares do 12º Grupamento simularam um resgate com técnicas de salvamento em altura.

Os Bombeiros em treinamento fizeram atuação em situação de difícil acesso. A instrução foi de salvamento de vítimas que estariam em baixo da ponte por algum motivo. Foi feito o içamento da mesma até a ponte com uso de sistemas de vantagem mecânica com cordas e polias.

“Eu considero esse treinamento muito importante. Em uma ocorrência como essa, a maca faz muitas mudanças de direção, ou seja, exige uma quantidade maior de Bombeiros. Mas se for um salvamento com poucos profissionais, temos que nos valer da vantagem mecânica. Os homens hoje fizeram um salvamento com acesso rápido à vítima. Utilizaram técnicas de rapel e rapidamente colocaram a vítima na chamada maca cesto”, explicou o Capitão Edson Winckler Filho, Comandante do Corpo de Bombeiros de Botucatu.

salvamento 9
Capitão Edson Winckler Filho foi o instrutor do treinamento

Estiveram Bombeiros de Botucatu, Avaré, Lençóis Paulista, Bauru, Jaú, entre outras unidades do Estado. Também participaram um integrante da Força Aérea Brasileira e outro do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul.

“Esses Bombeiros serão multiplicadores dessas técnicas em suas áreas. Está ocorrendo hoje com os profissionais da área do 12º Grupamento com sede em Bauru. Essas ações integram o treinamento de 45 dias de técnicas com salvamento em altura. Já tivemos ações essa semana e continuaremos de forma intensiva”, disse o Capitão Winckler.

Na quarta-feira (10) e quinta-feira (11), foram realizados treinamentos na Cachoeira da Pavuna, local de difícil acesso onde um resgate já foi feito com base nessas técnicas. Três Bombeiros de Botucatu estão no curso, o Soldado Lucas como aluno, Sargento Celestino e o Capitão Edson Winckler Filho como instrutor.